IFRS: Alunos do integrado fazem instalação artística no saguão

Alunos do segundo ano dos cursos integrados movimentaram o saguão do Campus Rio Grande na manhã de terça-feira (16), com pregos, martelo e novelos de lã. Foi em uma aula sobre História da Arte, a turma falava a respeito de Dadaísmo e Surrealismo quando o estudante Helder Lucas encontrou a obra Mile of String, de Marcel Duchamp. A partir da discussão no grupo, a professora Viviani Rios Kwecko propôs a intervenção de arte, uma espécie de teia feita a muitas mãos e repleta de significados.

A turma foi organizada em cinco grupos. Cada grupo recebeu quatro pregos e um novelo de lã colorida, e tinha a tarefa de pensar a disposição do material na parede do saguão do prédio. É uma parede que pode ser mexida com utilidade pedagógica disse a professora. Outras intervenções já estão sendo planejadas, como o trabalho com poemas dadaístas que os estudantes criaram.

A intenção do trabalho é que os alunos experimentem as linguagens para apresentarem um projeto de design gráfico baseado em uma das vertentes estudadas. A construção coletiva terá sequência com todas as turmas do segundo ano. Durante a semana a obra vai se modificando e interagindo com o público. Ao final, terão sido mais de oitenta alunos intervindo, explica Viviani. Para a professora, uma das coisas que o adolescente mais precisa é a transgressão. E quando a escola aceita é muito importante. O adolescente se sente dono do espaço.

Acho que ninguém nunca se imaginou pregando a parede do IFRS. Isso desperta a curiosidade do pessoal que está de fora. É interessante e está ficando muito bonito, comentou Caroline Lemos, que participou da intervenção. É a nossa cara, é o que a gente gosta. É adolescente fazendo arte, considera. Os poemas dadaístas podem ser conferidos no blog www.artesifrs.blogspot.com.

 

Assunto: Arquivo