Gese desenvolve curso sobre Sexualidade e Escola

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola Gese da FURG estará desenvolvendo no ano de 2008 o curso Sexualidade e Escola: discutindo práticas educativas, projeto financiado pelo Ministério da Educação. O projeto conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço e Turuçu e da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, tendo como propósito discutir e problematizar, juntamente com profissionais da educação, temáticas de extrema importância e relevância na sociedade.

As ações do projeto serão desenvolvidas na região sul do Estado, abrangendo três pólos: Pólo 1 municípios de Rio Grande e São José do Norte; Pólo 2 Santa Vitória do Palmar e Chuí e Pólo 3 São Lourenço do Sul e Turuçu. O curso no Pólo 1 ocorrerá nos dias 13 de maio e 2 de setembro na Universidade Federal do Rio Grande; no Pólo 2 dias 15 e 16 de maio e 3 e 4 de setembro e no Pólo 3, 17 e 18 de junho e 15 e 16 de setembro. No dia 30 de outubro será realizada a última etapa do projeto, com a realização de palestras em que participarão todos os profissionais da educação dos três pólos.

No dia 13 de maio haverá o lançamento em Rio Grande do livro Sexualidade e Escola: compartilhando saberes e experiências, organizado pela Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro, Msc. Raquel Pereira Quadrado, Msc. Fabiane Ferreira da Silva e Msn. Joanalira Corpes Magalhães. O livro conta relatos de experiências dos profissionais da educação das escolas estaduais e municipais. Esse já é o terceiro livro do Grupo e, devido à repercussão dos anteriores, o Gese obteve junto ao MEC o financiamento para editar e distribuir esses livros para 5000 escolas do Brasil que possuem o índice de Desenvolvimento da Educação Básico inferior a 5.

Os livros buscam problematizar as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades com profissionais da educação, a fim de que possam ser capacitados/as para trabalharem com a diversidade sexual, as identidades de gênero, as formas de discriminação e de violência contra mulheres, gays, lésbicas, transgêneros e se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas escolas e comunidades.

 

Assunto: Arquivo