Projeto capacita alunos do Caic na própria Furg

Entre as várias unidades que recebem os jovens, está o CPD, onde aprendem a consertar computadores e impressoras

A chegada de dois jovens carregando impressoras pertencentes ao Gabinete do Reitor da Furg, surpreendeu o titular do cargo, João Carlos Cousin, na tarde desta sexta-feira, 02. Tratavam-se de Guilherme Borba (15 anos) e Felipe Barreto (16), estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Caic, que integram o projeto Acreditar é Investir. Por este projeto, os alunos do Caic estão sendo capacitados para diversas atividades profissionais, em unidades da própria Furg.

Guilherme e Felipe, acompanhados pelo diretor do Centro de Processamento de Dados CPD, Marco Leandro e do técnico Rogério Silveira, contaram ao reitor que eles mesmos consertaram as impressoras, ao mesmo tempo em que davam detalhes dos problemas que ocorreram nos equipamentos. Afirmaram estar muito felizes em participar do projeto e que pretendem continuar a estudar. Enquanto Guilherme pretende seguir carreira na área técnica, provavelmente em informática, Felipe quer ser colega de profissão do reitor e cursar Oceanologia.

O reitor João Carlos Cousin mostrou-se satisfeito em conhecer o projeto e passou aos jovens uma mensagem de confiança, sugerindo que continuem os esforços para manter os estudos, pois o futuro deles depende disto.

PROJETO EDUCATIVO O diretor do Caic, André Lemes, explica que este é um projeto de trabalho mas, principalmente, educativo, que começou em 1997, com as assistentes sociais Maria Emilia (então na direção do Caic) e Darlene Torrada (hoje pró-reitora da Furg). Em 2008, 90 estudantes se inscreveram para participar, mas 15 foram selecionados para receber as bolsas-trabalho.

Eles atuam nas diversas unidades CPD, bibliotecas, marcenaria, elétrica, área de saúde do Caic, pré-escola, secretarias e horta comunitária entre terça e sexta-feira. Às segundas, reúnem-se para formação interna, dando ênfase à parte educacional dos participantes, que devem ter entre 14 e 18 anos.

É um espaço de profissionalização, de aprendizado de trabalho, mas tendo a continuidade nos estudos como prioridade, aproveitamento verificado através das notas, garante o diretor, que coordena o projeto junto a Francine Hias e Saul Kubaski Franco.

 

Assunto: Arquivo