Reitores das universidades federais obtêm garantias do Presidente Lula

Entre os 53 dirigentes que estiveram em Brasília, o reitor da Furg também assinou o compromisso com a expansão do ensino superior

Em encontro realizado nesta quinta-feira em Brasília, no Palácio do Planalto, os reitores das universidades federais estiveram mais uma vez reunidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para debater vários assuntos da educação brasileira, em especial aqueles ligados às universidades públicas. Os reitores tiveram a garantia do Presidente de que estão assegurados os recursos para implementação de todos os Planos de Reestruturação e Expansão das Federais, cujos contratos foram assinados pelo reitor de cada universidade, pelo ministro Fernando Haddad e pelo secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota.

O presidente Lula também assinou o Projeto de Lei enviado ao Congresso Nacional em regime de urgência, visando à contratação de professores e técnicos para as universidades. Outros assuntos debatidos foram o projeto de reforma universitária - que está parado no Congresso e a necessidade de ser implementada de fato a Autonomia das Universidades. O presidente comprometeu-se em apoiar pessoalmente, dizendo que os assuntos deverão ser pauta da próxima reunião do Conselho Político do Governo.

Outro tema do encontro foi o reajuste dos professores das instituições federais, onde foi informado que o Governo editará uma Medida Provisória para reajuste de salários de várias categorias de servidores, dentre os quais os docentes, que terão nova estrutura remuneratória, passando a vigorar já a partir de março de 2008.

Para o reitor da Furg, professor João Carlos Cousin, os encontros com o presidente têm sido muito proveitosos e, em cada um deles, o presidente reafirma o seu compromisso inarredável com a educação pública e com a sua expansão em todas as regiões do País, com a convicção de que é assim que será construído um Brasil mais justo, solidário e com sustentabilidade para o seu processo de crescimento e desenvolvimento.

 

Assunto: Arquivo