FURG realizou o 1º Fórum Ambiental

 A Secretaria de Gestão Ambiental da FURG realizou o 1º Fórum Ambiental, importante marco na implantação do Sistema de Gestão Ambiental da Universidade. Foi no Cidec-Sul, na última segunda-feira, 26, e contou com público formado por representantes de toda a comunidade universitária da FURG e de outras instituições, assim como da comunidade em geral.

A abertura do evento teve as presenças da reitora Cleuza Maria Sobral Dias, do vice-reitor e presidente do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), do representante do Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente Elias Nunes; da chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Lilian Zenker, do coordenador do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado de Pelotas Paulo Anselmi Duarte da Silva e do secretário de Gestão Ambiental da FURG e presidente da Comissão Organizadora do Fórum. Cléber Palma Silva comentou sobre a satisfação de realizar o 1º Fórum Ambiental e sobre o grande número de interessados no assunto. De acordo com ele, foram realizadas cerca de 450 inscrições, sendo 100 oriundos da comunidade.

A representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente ressaltou a importância da universidade na gestão ambiental, Lilian Zenker, tanto internamente com a produção do conhecimento, quanto na disseminação desse conhecimento junto às comunidades, que dependem deste conhecimento para melhorar suas práticas. Lembrou o desafio contínuo e permanente de implementar a agenda ambiental na administração pública.

“Estreitar a participação e cooperação entre instituições” foi um dos enfoques da fala do professor Elias Nunes, assessor técnico da A3P do Ministério do Meio Ambiente. “Seja como instituição, seja como cidadão, devemos ter o cuidado com a preservação da natureza e dos recursos naturais”, comentou. “Ela (a agenda ambiental) não é obrigatória, ela não é fiscalizada, mas ela é de conscientização”, complementou.

Para a reitora Cleuza Dias, as ações da FURG na área de gestão ambiental, como a política institucional aprovada pelo Conselho Universitário, são o grande legado da administração para a Universidade: “pensar e organizar a gestão ambiental da FURG é fundamental para um planejamento de curto, médio e longo prazo”, disse a reitora. Lembrou a vocação da FURG e os cursos de graduação e pós-graduação e a geração de conhecimento nas áreas afins e disse que a Universidade não pode abrir mão desse caminho que beneficia também o município e a região, cuidando o ambiente para o desenvolvimento sustentável.

O vice-reitor Danilo Giroldo deu início às atividades pela manhã. Acompanhado dos professores Darci Campani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e Franco Knuth, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), formou a mesa redonda “A Gestão Ambiental em Universidades”, que possibilitou conhecer as construções coletivas que institucionalizaram as práticas de sustentabilidade nas instituições.

Em sua apresentação, Giroldo produziu um resgate histórico para contextualizar a necessidade de institucionalizar o processo de gestão ambiental na Universidade. “Precisamos trabalhar com capacitação e redução na geração de resíduos dentro do Sistema de Gestão Ambiental”, comentou. De acordo com o presidente do Comitê, a realização do Fórum possibilita uma prestação de contas das ações já realizadas e colher subsídios sobre a adesão à A3P. Giroldo explicou que “as comissões do SGA atuarão, juntamente com as Pró-Reitorias, para que a Universidade siga avançando para implementar práticas de sustentabilidade dentro do Sistema”.

Na programação do fórum, houve ainda palestra sobre gestão ambiental em hospitais, por José Volnei Lopes, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre. No encerramento, foi apresentada e discutida a proposta da A3P para a FURG.

 

Assunto: Arquivo