O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) referente ao segundo semestre de 2019. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 1º. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 5, e poderão ser realizadas até o dia 18 de agosto. As provas serão aplicadas entre 16 e 18 de outubro, em 107 postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior. O Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (Cele) da FURG está disponibilizando 40 vagas. O edital está anexado abaixo.
EQA divulga eleições para direção e coordenadores de cursos
Cele abre inscrições para teste de nivelamento para curso intensivo de tradução e interpretação de Libras
Grupo de Pesquisa da FURG promove palestra sobre "A Zona Franca de Manaus e a Reforma Tributária"
O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. A prova é destinada a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não é a Língua Portuguesa. Único certificado oficial de proficiência em português, o Celpe-Bras é realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Inep, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
O Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e uma parte oral. A parte escrita, que será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro, tem quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua e, exigindo do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados (vídeo, áudio e texto escrito), e tem duração de três horas.
A parte oral, que será agendada entre os dias 16 (vespertino) e 18 de outubro, é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos. A interação consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominados elementos provocadores.
Para obter a certificação de proficiência em Língua Portuguesa, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso seu desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos seguintes níveis de proficiência: avançado superior, avançado, intermediário superior, intermediário.