Palestra sobre neuroengenharia no tratamento da epilepsia acontece na próxima semana

No próximo dia 26 de outubro, às 14h no auditório do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, será realizada a palestra “Neuroengenharia no tratamento da epilepsia e comorbidades: aplicações, mecanismos e tecnologia”, ministrada pelo professor Vinicius Cota. 

Em sua palestra, o professor irá apresentar os achados de seu grupo no desenvolvimento em uma forma não convencional de estimulação elétrica de baixa energia, inspirada no conceitos de sincronismo de osciladores neurais e denominada Non-periodic stimulation (NPS) para o tratamento da epilepsia experimental e comorbidades. Serão discutidas as evidências de seu efeito anticonvulsivo e antiepileptogênico, as investigações acerca dos mecanismos terapêuticos e, ainda, os desenvolvimentos tecnológicos para a realização desta pesquisa com potencial translacional. 

Sobre o assunto

A estimulação elétrica do sistema nervoso central é uma alternativa terapêutica promissora para pacientes com epilepsia de difícil tratamento. Enquanto a estimulação elétrica de alta frequência (HFS; > 100 Hz) é a que tem demonstrado melhores resultados na supressão de crises, a preferível – dada a menor quantidade de energia transferida – estimulação de baixa frequência (LFS; < 10 Hz) tem efeito controverso na literatura. Mais ainda, HFS está relacionada à facilitação de circuitos neurais relacionada à indução de memória (LTP) ou mesmo de epileptogênese (abrasamento). Essa desconexão entre evidência empírica e conhecimento dos mecanismos prejudica a aplicação da estimulação elétrica do sistema nervoso de maneira mais ampla, eficaz e segura no tratamento de desordens neurológicas.

 

Assunto: Arquivo