Assembleia Universitária comemora os 49 anos da FURG com homenagens a servidores

Celebrados durante a semana de 20 a 24 de agosto, os 49 anos da FURG tiveram seu ponto máximo com a realização da Assembleia Universitária na última sexta-feira, 24, no Cidec-Sul. A data proporcionou à reitora, Cleuza Sobral Dias e ao vice-reitor, Danilo Giroldo, homenagearem o docente do Instituto de Oceanografia (IO), Luis Felipe Hax Niencheski, com o título de professor emérito, além de conceder as distinções de mérito universitário a servidores que contribuíram de forma ímpar à universidade. 

Também os servidores que completaram 25, 30, 35, 40 e 45 anos de FURG, e a posse simbólica aos servidores que ingressaram na universidade entre agosto de 2017 e julho de 2018, fizeram parte do momento. Os servidores que se aposentaram, entre agosto de 2017 e julho de 2018, também receberam homenagens.

Durante a cerimônia, a reitora agradeceu ao professor emérito pela “dedicação e competência que ajudaram a colocar a FURG com destaque no cenário nacional e internacional”. A professora Cleuza também saudou os professores e técnicos que receberam a distinção de mérito universitário. Ela ainda citou a passagem “Paixão de Dizer II”, de Eduardo Galeano, promovendo uma comparação com a realidade da FURG, com todos que passam pela instituição, deixando um pouco de si e levando um pouco de todos. “A FURG se constitui de muitas histórias. Nesses 49 anos, não somos somente prédios e estruturas metálicas, mas muitas pessoas unidas que estão prestes a completar meio século. A FURG já é uma instituição consolidada e reconhecida por toda a comunidade com a qual dialogamos e convivemos”, declarou. Após, a reitora convidou a todos para participarem da nova jornada da FURG em a comemoração aos 50 anos e fez o lançamento do vídeo institucional alusivo à data. 

O Coral da Furg também foi bastante aplaudido em sua apresentação. 

 

Destaque na Oceanografia

Uma das mais importantes homenagens concedidas pela FURG, o título de professor emérito foi entregue durante a Assembleia ao professor Luis Felipe Hax Niencheski. O reconhecimento é destinado aos que se destacaram na universidade em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Niencheski ingressou na FURG no curso de Oceanologia, em 1974, e graduou-se em 1977 nas áreas de Oceanologia Biológica e Geológica. Em 1977, atuou como auxiliar de ensino junto com o oceanógrafo francês Roger Kantin, e fundou o Laboratório de Hidroquímica, na Base Oceanográfica Atlântica. Em 1979, cursou doutorado na universidade de Marselha. Orientou 38 dissertações de mestrado, seis teses de doutorado e mais de 100 trabalhos de iniciação científica.  Somam-se mais de 400 trabalhos entre apresentações em congressos, palestras, publicações em anais de eventos, livros e capítulos, e trabalhos técnicos, dos quais 86 artigos completos publicados em periódicos de alto impacto.

Em seu pronunciamento, o homenageado falou da alegria em receber o título de professor emérito, da vida de cientista e dos quase 40 anos atuando na área. Comentou ainda que os cientistas “nunca estão em sua zona de conforto, pois a ânsia por novos conhecimentos o fazem sair dessa zona rotineiramente”. Ainda frisou que o papel dos alunos é essencial nesse processo, pois são o combustível e os catalisadores que trazem ainda mais desafios e também alegrias. “Não são as crises que fazem os professores esmorecerem, são esses desafios que devem ser logo superados. Foi assim nesses quase 40 anos, com altos e baixos. Mas foi justamente nessas épocas difíceis que inventávamos equipamentos eficientes e baratos, e nos colocávamos entre os melhores do mundo em produção e avanço no conhecimento marinho”, concluiu, emocionado.

 

Mérito universitário

Os servidores Cláudio Paz de Lima, Joaquim Vaz, Leila Mara Costa Vale, Marisa Musa Haasan Hamid, Nelson Lopes Duarte Filho, Paulo Roberto Votto e Rosaura Alves da Conceição receberam o diploma de mérito universitário e a medalha, por suas relevantes contribuições à instituição.

O técnico Cláudio Paz de Lima contribuiu com a FURG por 43 anos, tendo atuado na antiga superintendência de administração de material, como chefe do almoxarifado central. Como economista, trabalhou na Diretoria de Planejamento e foi o primeiro pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. O professor Joaquim Vaz contribuiu com a universidade durante 36 anos. Assumiu o cargo de professor do magistério superior e foi diretor da escola de Engenharia, com experiência profissional na área de Engenharia Civil.

A professora Leila Mara Costa Vale iniciou suas atividades profissionais na FURG em 1992, exercendo o cargo de professora do magistério superior. Foi coordenadora do curso de Direito e atuou nas discussões que definiram o estatuto e o regimento geral da universidade, com contribuições acerca da história e de aspectos da legislação institucional. Já a servidora Marisa Musa Hamid ingressou na FURG em 1992, e em sua trajetória exerceu funções como as de chefe do serviço de apoio administrativo e do gabinete do reitor. Também foi chefe da divisão de ingresso e seleção na Prograd, destacando-se pela dedicação junto à comissão de processos seletivos da universidade.

Ao longo de seus 46 anos de trabalho dedicados à FURG, o professor Nelson Lopes Duarte Filho foi encarregado do setor de suporte técnico da divisão de processamento de dados - além de exercer o cargo de professor de magistério superior, lotado no antigo departamento de Matemática, e de ser o primeiro diretor do Centro de Ciências Computacionais (C3). O técnico administrativo Paulo Roberto Votto ingressou na FURG em 1987. Desempenhou suas funções na pró-reitoria Administrativa, foi chefe do setor de contabilidade, foi secretário do Departamento de Ciências Morfo-biológicas e também assumiu a direção da editora e gráfica.

A técnica administrativa Rosaura Alves da Conceição ingressou em 1984, e atuou na antiga Superintendência de Administração de Recursos Humanos. Também trabalhou no setor de recursos humanos. Ocupou o cargo de chefe da divisão de administração da Prograd, além de exercer a chefia da divisão de administração do gabinete do reitor como coordenadora administrativa da TV. 

 

Fotos: Daniel Correa e Fernando Halal

 

Assunto: Arquivo