FURG sedia II Encontro das CPAs gaúchas

A FURG realiza ao longo desta quinta-feira, 17, o II Encontro das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Instituições Federais de Educação Superior do Rio Grande do Sul. O evento acontece no prédio da Secretaria de Educação à Distância (SEAD), com transmissão por videoconferência. A reitora Cleuza Maria Sobral Dias e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Mozart Tavares Martins Filho, participaram da abertura pela manhã. 

Em seu pronunciamento, a reitora reforçou a importância do processo de avaliação institucional da FURG. “A legislação exigiu a criação da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), em 2013, para dar o suporte necessário à CPA. Mas nunca vimos como uma obrigação, pois estamos sempre num processo de revisão de avaliação. Não se faz planejamento de educação, ou se exerce a prática pedagógica, se não tivermos como referência o processo de autoavaliação”, afirmou a professora Cleuza. “Que neste encontro tenhamos novas ideias e novas possibilidades de trabalho”, completou. 

De acordo com a presidente da CDA, Adriana Kivanski de Senna, “buscamos fortalecer a rede e integrar as universidades que não participaram do primeiro encontro. A troca de experiências irá auxiliar na condução dos trabalhos”. Mais de 40 representantes de instituições de ensino superior gaúchas participam do encontro. Segundo o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, "pensar as práticas de avaliação e autoavaliação é uma experiência desafiadora e um aprendizado constante". 

A FURG realiza um processo de autoavaliação constante e disponibiliza neste site todas as informações e conclusões geradas nos processos avaliativos, primando pelo princípio da transparência de suas atividades.

 

Histórico

Com a promulgação da Lei do SINAES (Lei nº 10.861/2004) em 2004, a universidade constituiu, por meio da Portaria nº 969/2004, uma comissão que elaborou o “Estudo para Elaboração do Processo de Autoavaliação da FURG” que, além de sugerir a criação da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), elaborou a proposta de constituição e regimento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) a ser submetida ao Conselho Universitário. A CPA da FURG foi criada com as atribuições de “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”. Em 20 de dezembro de 2004, através da Resolução nº 34/2004, o CONSUN aprovou o Regimento da CPA, designando em 29 de abril de 2005, através da Portaria  nº 934/2005, os membros da primeira CPA.

A reunião de sua implantação ocorreu no dia 2 de maio do mesmo ano. A CPA no seu primeiro ano realizou, então, o trabalho de adaptar e executar o Projeto de Autoavaliação Institucional, processo que culminou com a realização do I Congresso Institucional de Autoavaliação realizado em 2006. Em 2015, a CPA percebendo a necessidade de atualizar o seu regimento em função de se adequar à nova realidade da universidade por causa das alterações do estatuto e regimento geral da FURG e a criação de novos campi, começou a discutir e elaborar uma proposta de novo regimento para a sua composição e funcionamento. Esta proposta foi aprovada na reunião do CONSUN de 9 de dezembro de 2016 (Resolução nº 027/2016).

Fotos: Daniel Correa

 

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