FURG discute adesão ao COAPES para qualificar ensino-saúde

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Secretaria de Município da Saúde (SMS) discutiram nesta quarta-feira, 6, a adesão ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). O objetivo do contrato é promover uma relação próxima entre instituições de ensino e gestores municipais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para facilitar aos estudantes o acesso a práticas de ensino e pesquisa.

As diretrizes do COAPES foram estabelecidas a partir da portaria N° 1.127 dos ministérios da Saúde e da Educação em 2015. Além de ser importante para a formação de profissionais da saúde, através de estágios e atividades práticas na rede pública, o contrato é visto, também, como uma possibilidade de fortalecer a assistência à saúde.

A FURG já possui contratos pontuais com a Prefeitura do Rio Grande, que foram firmados individualmente, a partir dos cursos de graduação e pós-graduação. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 100 estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem estagiam ou têm aulas práticas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), por exemplo.  O COAPES, portanto, é pensado para desburocratizar os serviços, unificar os vínculos já existentes e promover mais acesso dos universitários à prática.

Na reunião, a reitora da FURG, Cleuza Dias, anunciou que pretende apresentar a proposta do COAPES às prefeituras de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha – municípios em que a universidade está presente e pode colaborar com a inserção dos alunos à área da saúde. “A participação da FURG, neste processo, é fundamental. Temos um bom trabalho pela frente, de forma a concluir o contrato ainda no início do ano", enfatizou a reitora. 

Também como encaminhamento, ficou definido que a FURG ficará responsável por uma comissão liderada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), para adequação da universidade às normas do COAPES. Já a SMS fará reunião com outras instituições educacionais que possam colaborar com o contrato.

Estavam presentes na reunião o pró-reitor de Graduação (Prograd), Renato Duro Dias, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Eduardo Resende Secchi, o diretor da Faculdade de Medicina (Famed), Obirajara Rodrigues, o diretor da Faculdade de Enfermagem (EEnf), Edison Devos Barlém, a coordenadora do curso de Psicologia, Vera Torres das Neves, a diretora de Desenvolvimento e Avaliação da Graduação (DIADG), Sibele da Rocha Martins, a diretora do Instituto de Educação da FURG, Maria Renata Alonso Mota, o secretário Municipal de Saúde, Maicon Lemos, o coordenador do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), Tarso Pereira Teixeira e estudantes.

 

Galeria

Assunto: Arquivo