Avaliação quadrienal da Capes: PPGs da FURG aumentam média

Atualizada em 22/09/2017, às 10h24.

Na última terça, 19, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A Avaliação Quadrienal do período de 2013-2016 analisou 29 dos 32 programas da FURG em atividade. Dos avaliados, cinco aumentaram suas notas, o que elevou a média de desempenho dos PPGs da FURG. Programas criados a partir de 2013 participaram pela primeira vez da avaliação, caso em que a nota inicial de recomendação geralmente se mantém.

Os mestrados em Educação (acadêmico) e História (profissional) passaram da nota 3 para 4, abrindo possibilidade para a criação de novos cursos de doutorado. Os programas Aquicultura e Oceanografia Física, Química e Geológica, passaram de 5 para 6, e Oceanografia Biológica atingiu 7, expressando desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência. Com esse resultado, a nota média dos programas da FURG passou de 3,8 para 4,0, o que “demonstra a melhoria da qualidade dos nossos programas perante os pares, em nível nacional, e, fundamentalmente, o potencial da FURG em gerar conhecimento em beneficio da sociedade”, diz Eduardo Secchi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da FURG.

Os indicadores dos PPGs da FURG decorrem de esforços múltiplos e coordenados, que envolvem o compromisso de docentes, estudantes, técnicos administrativos, estagiários, coordenações e administração universitária. Nesse sentido, a Propesp tem desenvolvido ações de apoio aos programas como o curso de Gestão da Pós-Graduação e a assessoria no preenchimento dos relatórios de avaliação, realizados no primeiro semestre de 2017, explica o pró-reitor.  Para o segundo semestre, estão em andamento outras ações, como a avaliação das propostas de criação de novos cursos de pós-graduação, a realização de concurso para professores visitantes, os seminários internos de autoavaliação, além do apoio contínuo à qualificação e consolidação dos programas.

Avaliação Quadrienal

De acordo com a Capes, a Avaliação Quadrienal 2017 foi realizada por 1.550 consultores, de 3 de julho a 11 de agosto passados. Os consultores avaliaram os 4.175 programas e seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional. No processo, as comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Ao início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores das universidades.

Para conferir os resultados, clique aqui.

 

Galeria

Assunto: Arquivo