21ª MPU

Comunidade interna e externa à FURG-SLS podem propor oficinas na Mostra da Produção Universitária

Ação busca aproximar a universidade do público não-acadêmico; inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto

Tradicional evento do calendário da FURG, a 21ª Mostra da Produção Universitária (MPU) acontece entre 19 a 21 de outubro deste ano. O evento busca oportunizar um espaço de diálogo, a partir da apresentação, promoção e acompanhamento de diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e de outras instituições de ensino superior.

Simultaneamente à exposição dos trabalhos submetidos, a 21ª MPU também promoverá oficinas presenciais no campus São Lourenço do Sul e nos demais campi da FURG, abertas ao público interno e externo à universidade.

Podem inscrever propostas servidores da universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e a comunidade lourenciana no geral. Serão aceitas inscrições até 15 de agosto, pelo site da MPU.

É necessário o preenchimento completo do formulário, com dados de identificação pessoal do responsável pela oficina, membros da equipe, ementa, objetivo, materiais e métodos, resultados esperados e indicação de plataforma/link a ser utilizado, se for o caso. É vedado ao proponente cobrar qualquer tipo de taxa aos participantes.

Quaisquer dúvidas, sugestões ou reclamações deverão ser encaminhadas à comissão organizadora da Mostra, exclusivamente, pelo e-mail mpu@furg.br.


Qual o intuito das oficinas?

A participação nas atividades se configura como uma importante ponte entre a universidade e o público em geral, que terá a oportunidade de conhecer as dependências da FURG em São Lourenço do Sul e se aproximar ainda mais do trabalho que é desenvolvido pela instituição.

Conforme consta no regulamento do evento, as oficinas têm o propósito de estimular a troca de saberes, experiências e estudos nas diferentes áreas do conhecimento, fomentando processos educativos interdisciplinares.

Assim, se firmando como uma modalidade educativa emancipatória, as oficinas pressupõem a prática ativa dos integrantes, oficineiros e participantes, com a finalidade de promover a interação entre todos e todas, pela articulação entre teoria e prática e a construção conjunta de conhecimentos.


21ª MPU
Criada em 2002, a Mostra da Produção Universitária busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul gaúcha, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

As inscrições para submissão de trabalhos ainda está aberta até o dia 9 de agosto.

Em sua 21ª edição, a mostra traz como tema “Educar em tempo de (in)certezas: transgredir, ousar, esperançar”. A MPU é organizada em sete eventos, sendo eles: o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Congresso de Inovação (CiTec), o Seminário de Extensão (EXT), o Encontro de Pós-graduação (EPG), o Seminário de Ensino (ENS), o Simpósio de Cultura (SimCult), e ainda o Salão de Indissociabilidade (SI).

Com o retorno das atividades presenciais na universidade, neste ano a mostra adota o formato híbrido, após dois anos sendo realizada apenas em formato remoto. Assim, as oficinas serão realizadas presencialmente e os participantes poderão realizar as apresentações de trabalhos de forma remota, sem a necessidade de deslocamento ao campus Carreiros, em Rio Grande.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.