Propesp divulga situação final das bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

Após divulgação do resultado definitivo do edital Pibic–CNPq, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) divulga para a comunidade universitária a situação final das bolsas de pesquisa disponibilizadas em 2020 - iniciação científica, iniciação tecnológica, e iniciação científica - ações afirmativas.

No edital interno – Epec Pesquisa, foram alocadas 80 bolsas para IC e IT ante as 56 distribuídas em 2019; a Fapergs destinou à FURG 98 quotas IC e IT edital único Probic/Probiti); e, por fim, o CNPq ampliou para 4 quotas no edital Pibic-AAf, aumentou para 134 as quotas PIBIC, e manteve as 24 quotas no edital Pibiti. Desta forma, a FURG conta no período 2020-2021 com um total de 340 bolsas para pesquisa científica e tecnológica, destinadas aos estudantes de graduação da instituição, através dos projetos de seus orientadores. Isto representa um aumento superior a 10% no quantitativo de bolsas.

Todos os professores e TAEs cujas propostas foram recomendadas e que tiveram colocação compatível com a obtenção de uma quota de bolsa, em todos os editais internos, já foram contatados por email, para que pudessem indicar os bolsistas.

A Propesp informa que os proponentes que eventualmente tiveram seus nomes divulgados nas listas preliminares, mas que foram excluídos das listagens finais, o foram por não atingirem pontuação para alocação de uma quota de bolsas, ou então foram desclassificados devido a algum critério do edital (por exemplo, proposta idêntica já recebeu quota de bolsa, afastamento do proponente superior a 3 meses, dentre outros motivos detalhados nos editais).