POPULARIZAÇÃO

Projeto Pancpop da FURG-SLS promove sarau artístico-cultural em lançamento de livro

Obra publicada pela editora da universidade foi produzida por estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Agroecologia e Educação do Campo

Desde o momento de sua criação, o projeto de extensão Pancpop tem o compromisso de popularizar o uso e o conhecimento sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) em São Lourenço do Sul e cidades vizinhas. Foi com essa premissa em mente que os integrantes do grupo pensaram a construção do livro “PANC Popular: diversão e conhecimento com as Plantas Alimentícias Não Convencionais”, lançado na última quarta-feira, 17, em um sarau artístico-cultural. A obra foi publicada pela editora e gráfica da FURG.

Realizado no pátio do prédio 1 da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), o evento contou com a presença de aproximadamente cem pessoas, entre estudantes dos cinco cursos ofertados no campus, professores, servidores e pessoas da comunidade externa lourenciana.

Ocupar para se fortalecer

Com fim do semestre se aproximando — período marcado pelo retorno à presencialidade na universidade, após dois anos de ensino emergencial remoto — o Pancpop, junto dos alunos que se envolveram na publicação, pensou em promover um momento de descontração e integração, capaz de trazer leveza ao ambiente acadêmico e fomentar a ocupação dos espaços da universidade.

“Eu fiz questão que esse evento fosse no campus, para que com muito amor, carinho, música e comida, começássemos a romper esses traumas [da pandemia]” conta Jaqueline Durigon, coordenadora do projeto e docente da universidade.

Durante o sarau foram realizadas apresentações musicais da banda Arvorecer e de malabares com Venine Ventania. O aluno Giba Schwalm trouxe fotografias, e diversos estudantes expuseram e comercializaram artesanatos. Na ocasião, estiveram presentes os empreendimentos Composta SãoLou, Sushi da Lagoa, Poente Fermentados e SuCasa Pães e Pizzas, além projeto da Prefeitura Municipal, Lokomotiva. Também ocorreram sorteios, degustações com receitas Panc e apresentação de uma playlist musical produzida pelos calouros.

“Foi uma noite muito significativa pra nós e eu acredito que a gente conseguiu transmitir aquilo que queríamos que fosse um reencontro, um retorno, uma reconstrução da nossa universidade, e por que não, uma reconstrução dessa interação da universidade com a sociedade também?”, afirma a professora.

As diagramadoras do livro, Rafaela Garcia e Franciely Ledesma — ambas estudantes de Agroecologia, que dividem a organização da obra com Jaqueline — também se surpreenderam com o sucesso do evento de lançamento. “Eu achei que foi um momento muito especial para a comunidade acadêmica e para a comunidade local, porque é um documento que vai circular entre esses públicos. Foi uma surpresa muito positiva ver que tinha bastante gente prestigiando [o evento], inclusive teve a presença de estudantes do ensino médio de algumas escolas”, conta Rafaela.

Para Franciely, o resultado alcançado foi impactante. “Eu também sentia falta de movimento que a gente não vê mais. Movimentou muito o campus e era o que a gente esperava”, afirma, destacando a necessidade de estar presente nos espaços, principalmente da universidade. “Para sair dessa questão de esvaziamento das universidades, para posteriormente privatizar. É o que a gente não quer então a gente vai fazer o quê? Ocupar, e a ocupação tem que ser através da arte, através das pesquisas, através do que a gente sabe fazer, que é com muito amor, afeto e alegria”, explica.


Alegria de aprender

A publicação “PANC Popular: diversão e conhecimento com as Plantas Alimentícias Não Convencionais” foi produzida por estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Agroecologia e Educação do Campo, e é resultado da disciplina optativa de Panc, oferecida no início do período remoto.

“A gente ainda tinha muitas dúvidas, não sabíamos muito bem como conduzir essa disciplina, porque imagina: uma disciplina de Panc, que tem tudo a ver com cozinha, com interação, com diálogo e a gente teve que fazer em modo remoto, distantes, sem poder se olhar, tocar nas plantas, provar as plantas”, relembra a professora Jaqueline.

Dada a complexidade do momento, a sua proposta, então, foi estruturar algo em conjunto, que envolvesse todos os estudantes. “Em virtude do período pandêmico, optamos por construir algo que nos trouxesse prazer, diversão, motivação, que nos integrasse com as nossas casas, com as nossas leituras, com os nossos hobbies, com as coisas que a gente gosta de fazer. Propusemos um livro com conhecimento, como diz o título, mas também com diversão”, conta.

Baseado no formato de revista, o material possui linguagem acessível, inserido na perspectiva da educomunicação. A publicação é dividida em seções, contando com entrevistas, charges, horóscopo e cruzadinhas, sempre relacionando o conteúdo com as diferentes Plantas Alimentícias Não Convencionais presentes na região. “O livro traz as Panc no nosso dia a dia. Não só na alimentação, mas também na arte, na cultura, no esporte, na feira, nas nossas casas, nos nossos quintais e nas nossas hortas. Vem para ser um material didático e pedagógico para todos os cursos da FURG campus São Lourenço do Sul e também um material de divulgação científica, de comunicação, de interação em contato com a comunidade”, entende a professora.

Para as diagramadoras, participar da construção da obra foi importante. “Foi feita com muito carinho, com muita vontade de realmente levar esse conhecimento para fora do espaço de aprendizado da universidade, alcançar outras pessoas e tornar essa troca de conhecimentos, de saberes, uma coisa divertida e prazerosa. Isso cumpre com o objetivo de popularizar as Panc”, destaca Rafaela.

Franciely aponta que a elaboração foi cansativa, mas o retorno obtido valeu a pena. “Foi bem divertido, fez a gente sair um pouco daquela atmosfera pandêmica que estávamos passando e transformou o nosso processo um pouco mais leve. Isso se reflete dentro desse material, principalmente dentro do conteúdo do livro, que está bem bacana”, afirma.

Além de o livro ter sido distribuído de forma gratuita, o grupo também produziu um pôster que foi entregue junto à obra com as épocas de ocorrência e de oferta de várias espécies de Panc, e informações de onde as pessoas podem adquirir ou coletar as plantas no território de São Lourenço do Sul. Os cem exemplares impressos do livro esgotaram no evento de lançamento, mas uma versão digital está sendo organizada pelo Pancpop, e deve ser disponibilizada gratuitamente até o final deste ano.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Gallery

Obra publicada pela editora da universidade foi produzida por estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Agroecologia e Educação do Campo

Fotos: Ana Rolon, Karina Attisano e Pancpop