COLAÇÃO DE GRAU

FURG realiza formatura dos cursos de Educação do Campo, Gestão Ambiental e Gestão de Cooperativas

Na cerimônia, 9 formandos do campus São Lourenço do Sul receberam outorga de grau

Photograph: Secom/FURG

No último sábado, 29, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou cerimônia de outorga de grau a 9 formandos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão de Cooperativas do campus São Lourenço do Sul. O ato ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina Vargas, com a presença de autoridades, servidores da universidade, amigos e familiares dos formandos.

A sessão solene foi presidida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG, Daniel Porciúncula Prado, representante do reitor. Também compuseram a mesa diretiva o prefeito do município, Rudinei Härter; o diretor do Campus São Lourenço do Sul, Eduardo Saldanha Vogelmann; a coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas, Márcia Borges Umpierre, representante do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; o diretor do Instituto de Oceanografia, César Serra Bonifácio Costa; a coordenadora do curso de Educação do Campo, Patrícia Braga Lovatto, e o coordenador do curso de Gestão Ambiental, Carlos Alberto Seifert Júnior.

Quatro formandos foram diplomados como licenciados em Educação do Campo, três como tecnólogos em Gestão Ambiental e duas como tecnólogas em Gestão de Cooperativas. Em seus discursos, os oradores das turmas relataram os desafios enfrentados durante suas trajetórias acadêmicas, fortemente impactadas pela pandemia da Covid-19; o papel que os professores e os demais trabalhadores da universidade tiveram em seus anos de graduação, com destaque à assistência estudantil, e a felicidade de todos em finalizar esta etapa em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, como a FURG.

Em seguida, foi a vez dos padrinhos homenagearem seus afilhados. Em seus discursos, os docentes citaram as dificuldades impostas pelo asfixiamento orçamentário enfrentado pelas universidades brasileiras nos últimos anos, e a importância do acesso ao ensino superior para integrantes das comunidades que compõem São Lourenço do Sul.

Também incentivaram os novos profissionais nas carreiras que iniciam, e deram conselhos sobre a vida. “Não guardem a felicidade para poucos momentos, desfrutem cada segundo e não se apeguem excessivamente ao que virá ou aquilo que já foi. Sejam felizes em cada momento da vida e ainda que as coisas não andem muito bem, sempre temos felicidade no mundo, se apeguem a isso. Ocupem seu papel no mundo e lutem com muito amor por suas ideias e para aqueles que mais precisam, mas nesse caminho nunca esqueçam que a felicidade é uma bússola”, orientou o paraninfo Carlos Alberto.

A cerimônia foi encerrada após a fala do pró-reitor de Extensão e Cultura, que destacou o trabalho desenvolvido pela FURG em seus quatro campi, salientando os efeitos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da universidade na comunidade lourenciana, em específico. “A universidade traz o desenvolvimento, traz a equidade, traz a oxigenação. Ela traz boas ideias e bons encontros”, disse Daniel.

Assim, frisou a importância da luta por políticas públicas que garantam direitos e fortaleçam o acesso ao ensino superior no Brasil. “Políticas públicas não são favor, são conquistas da sociedade brasileira. Foi a partir de muita luta que nós temos as universidades. São políticas públicas que são sustentadas pelos impostos da nossa população, que se voltam através do atendimento aos nossos alunos e que culminam nesse momento da formatura”.

O pró-reitor também destacou a importância dos ritos, como o da colação de grau, na vida dos estudantes e dos professores. “Por mais singelos que eles possam ser muitas vezes, os ritos são sempre fundamentais, eles mudam a vida das pessoas. O momento de partida, o momento de chegada e a descoberta de um novo momento das nossas vidas”.

Desde 2006, a FURG organiza e realiza as cerimônias de formatura dos seus cursos de graduação, garantindo sua natureza oficial e pública. A universidade fornece o espaço, a decoração e as vestes protocolares, permitindo que todos os formandos recebam seus diplomas junto aos seus colegas de turma, sem qualquer custo. Além disso, as solenidades são filmadas e disponibilizadas na página da FURG na internet para acesso posterior.

Por opção, a turma de formandos deste ano do curso de Agroecologia realizou formatura interna, em gabinete. 

 

 

Gallery

Na cerimônia, 9 formandos do campus São Lourenço do Sul receberam outorga de grau

Foto: Secom/FURG