VOLTA ÀS AULAS

Com três dias de programação, Acolhida Cidadã recepciona comunidade acadêmica para o início do semestre letivo

Novos estudantes participaram de apresentação institucional, ações culturais e mutirão de limpeza

A chegada da primavera marcou o início do segundo semestre letivo na FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS). Em alusão à entrada da estação, que colidiu com o começo das aulas no campus, estudantes, docentes e servidores foram recepcionados com uma Acolhida Cidadã 2022/2 temática, intitulada “Acolhendo Todas as PrimasVeras”.

Tradicional ação do calendário acadêmico da universidade, a Acolhida Cidadã ocorre sistematicamente no início de cada semestre, desde 2010, e tem como objetivo, segundo a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), recepcionar e integrar a comunidade acadêmica por meio de ações solidárias e respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, dentro e fora do ambiente universitário.

Nesta edição, o evento foi dividido em três dias de programação, e construído a partir da mobilização de estudantes, entidades sociais e acadêmicas, direção e equipe Prae do campus.

Apresentação institucional

Para dar boas-vindas aos 24 calouros dos cursos de Agroecologia, Educação do Campo, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Letras - que ingressaram recentemente na FURG a partir do Edital Específico Simplificado de vagas complementares - bem como fortalecer os laços entre o restante da comunidade acadêmica, o primeiro dia de agenda da Acolhida Cidadã foi marcado pela apresentação institucional da universidade.

Assim, na noite de quarta-feira, 21, o público ouviu informações sobre funcionamento e a estrutura física do campus São Lourenço do Sul, a partir de orientações das equipes da secretaria e da Prae; da vice-diretora, Carmem Porto; da bibliotecária, Natália Godinho, e de alunos da instituição. Já a atividade "Conhecendo os espaços do campus", que estava prevista para acontecer à tarde, foi cancelada e será realizada em uma nova oportunidade.


Ações culturais

Na quinta-feira, 22, segundo dia de Acolhida Cidadã, o protagonismo foi das ações culturais e de extensão. As atividades, que seriam realizadas ao ar livre, no pátio do prédio 1, foram realocadas para as salas de aula do local, em razão da chuva. Apesar do mau tempo, a presença de grande público chamou atenção.

Assim, ao longo de toda a tarde aconteceram, simultaneamente, oficina de feltro e costura, oferecida pelo projeto Ateliê das Emoções; e a 3ª Feira Autônoma dos Estudantes.

A graduanda em Agroecologia Letícia Falcão, que participa da organização da Feira Autônoma desde a sua primeira edição, destaca que a ação é fundamental para fortalecer a economia informal e popular entre a comunidade acadêmica. Na ocasião, ocorreram vendas de gêneros alimentícios, artesanatos e brechó. Fornecedores do Grupo de Consumo Responsável Jerivá também tiveram a oportunidade de comercializar os seus produtos.

A programação da Acolhida continuou com a “Mostra Saberes e Sabores: Reconhecendo as PANC”, onde integrantes do projeto de extensão Pancpop expuseram exemplares de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) existentes no território lourenciano e formas de utilizá-las na culinária, com degustação de iguarias feitas por estudantes e professores.

Na sequência, catadores da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Lourenço do Sul (Coopeforte) promoveram uma oficina de reciclagem com os presentes, trazendo informações de como realizar o descarte de diferentes tipos de materiais. A ação foi realizada em parceria com o curso de Gestão de Cooperativas e a Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol).

Já o encerramento, à noite, ficou a cargo do curso de Letras, que promoveu exposição de talentos e um sarau artístico-cultural. Na oportunidade, os participantes declamaram poesias, leram trechos significativos de obras literárias e realizaram apresentações musicais.


Mutirão de limpeza

A Acolhida Cidadã 2022/2 foi encerrada sexta-feira, 23, com o mutirão e remada ambiental de limpeza do Arroio São Lourenço. Os participantes, divididos em dois grupos – um por terra e um por água - coletaram resíduos presentes na orla e nas águas de São Lourenço do Sul.

A atividade foi organizada pelo curso de Educação do Campo (Ledoc) e viabilizada em parceria com a Coopeforte; Escola Municipal de Educação Infantil Turma do Puff, a partir do projeto “Revitalização do Arroio São Lourenço”, e Juninho Caiaques.

Coordenadora da Ledoc e uma das proponentes da ação ambiental, a professora Patrícia Lovatto conta que o grupo arrecadou cerca de 800kg resíduos durante o mutirão, em menos de um quilômetro de extensão do arroio. “Encontramos TV, partes de geladeira, cadeiras, restos de roupa, redes, lonas, isopor e garrafas plásticas pet e de vidro”, conta, afirmando que um novo mutirão está sendo organizado para o final de outubro e será aberto à comunidade.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Gallery

Novos estudantes participaram de apresentação institucional, ações culturais e mutirão de limpeza

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM