PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Professor do ILA participa da exposição 'Corpo-Natureza’ em Niterói

Cláudio Azevedo, docente do curso de Artes Visuais, é um dos artistas participantes da exposição

Photograph: Divulgação

Com obras de 68 artistas brasileiros, “Corpo- Natureza” fica em exposição de 25 de janeiro, às 15h, até o dia 8 de março, no Espaço Cultural Correios de Niterói. Seu principal objetivo é explorar diferentes linguagens e expressões artísticas na intersecção dos conceitos corpo-natureza, com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo. As tensões e os temas supracitados moldam nossa visão de mundo. Essa é a provocação central da exposição, que traz obras com narrativas de temas urgentes: identidade, territorialidade, emergências climáticas, questões de gênero e de raça, indo além dos múltiplos sentidos de natureza.

O professor Cláudio Azevedo destacou a importância da exposição em evidenciar o caráter sistêmico e integrado do ser humano com outras formas de existência. Para ele, ter sido selecionado pela curadoria de Amanda e Cota é motivo de alegria, além de uma oportunidade para a socialização da produção artística do extremo sul do Brasil com artistas de diferentes localidades. Sua obra "Pela Espada", apresentada em 2024 no Museu Santa Joana, em Aveiro, Portugal, agora integra a exposição carioca. Azevedo ressalta ainda a conexão entre sua produção artística e sua atuação como docente e pesquisador nos cursos de Artes Visuais da FURG.

A curadora Amanda Leite enfatiza que o percurso na galeria pode proporcionar uma experiência imersiva e crítica, estimulando o pensamento a ressignificar e produzir novos sentidos a partir das obras expostas. "Nessa linha tênue que mistura formas e sensações, pergunto: o que nos desestabiliza diante do duo corpo-natureza? No jogo com as visualidades da Arte Contemporânea, como pensar ou repensar a vida, a natureza, os corpos em gestos de criação?", reflete. Já Cota Azevedo, também curadora, ressalta que a exposição "Corpo-Natureza" vai além de uma simples mostra, funcionando como um espaço de aprendizado e sensibilização. "A exposição abre caminhos para um pensar mais livre, mais selvagem, que conjecture o espontâneo, o impensado, o despretensioso", afirma.

Além disso, Corpo-natureza propõe uma experiência envolvente aos visitantes. Entre pinturas, esculturas, fotografias, instalações e outras técnicas, o público irá além dos limites individuais de cada artista entrando em contato com as múltiplas linguagens, num encontro coletivo. O percurso expográfico é pensado propositalmente para que as obras se relacionem e provoquem levando o público a experimentar sensações e pensamentos novos. Os artistas foram selecionados por meio de chamada aberta realizada pela Plural. A exposição contará com obras provenientes de diferentes regiões do Brasil, oferecendo uma visão abrangente e contemporânea sobre corpo-natureza. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos.

A mostra reúne uma ampla seleção de artistas, incluindo nomes como ACÁ, Adriana Montenegro, Alê Costa, Aline Sampin, Ana Avelar, Ana Moura, Arianfreak, Bia Murad, Caio Truci, Camilla Freitas, Carmo Malacrida, Carolina Kasting, Carolina Raphael, Celina Nolli, Cláudio Azevedo, Coletivo NE_XO, Conceição Durães, Cris Miranda, Daniela Cordeiro, Daphne Pavan, Denise Braune, Dulce Lysyj, Eda Miranda, Emília De Gaia, Estefânia Young, Gilzo Júnior, Gringo Carioca, Heloisa Madragoa, Iara Marques, Ingrid Alencar, Jeanne O. Santos, Jéner Neves, José Arnulfo, Karen Albuquerque, Kitty Paranaguá, La Minna, Laura Martínez, Larissa Albuquerque, Liane Roditi, Lucia Costa, Luciana Napchan, Lucília Dowslley, Luís Teixeira Mendes, Luiza Vieira, Mani Vaz, Maria Camocardi, Maria Cecília Leão, Mariana Parreiras, Mariana Werneck, Marina Schroeder, Miguel Nader, Míriam Ramalho, Mirta, Lucas Mourão, Pilar Pozes, Priscilla Menezes, Priscilla Ramos, Rafael Coppola, Regina Moura, Rodrigo Quadro, Sandra Gonçalves, Sandra Regina, Silvana Nicolli, Silvio Moréia, Stefani Pimenta, Thays Leonel, Urubatan Miranda e Verônica Soares.

*Estagiária em jornalismo, sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.