OCEANOGRAFIA

Esqueleto do leão-marinho Ipirelo é a nova atração do Museu Oceanográfico

Segundo o Cram-FURG, exposição é uma forma de manter viva a memória de um ícone do Rio Grande

Photograph: Divulgação/Cram-FURG

Já está em exibição no Museu Oceanográfico Prof. Eliezer de Carvalho Rios o esqueleto do leão-marinho Ipirelo. O animal viveu durante 27 anos em um tanque na área externa do museu, onde faleceu em março de 2020, devido à idade avançada.

Ipirelo havia sido encontrado em 1993, jovem e debilitado, em um canal da Refinaria Ipiranga. Na época, foi levado para reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram-FURG). Após o tratamento e tentativas sem sucesso de liberação do animal ao seu habitat, o animal permaneceu aos cuidados do Museu Oceanográfico até sua morte em 2020.

O processo de preparação e montagem osteológica iniciou no momento do óbito do animal e pôde ser concluído na última sexta-feira, 23. A preparação do esqueleto foi realizada em parceria com o Laboratório de Ecologia da Megafauna (Ecomega/FURG). O técnico do Cram-FURG, Marco Gaya, foi o responsável pela montagem da estrutura óssea, que possui comprimento de quase 2m.

O leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) pode medir 2,60m de comprimento e pesar até 350kg.  Ganhou esse nome devido à juba de pelos que o macho apresenta ao redor do pescoço. É a única espécie de leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil, sendo predominante nas colônias do Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, na cidade de Torres, e no Molhe Leste em São José do Norte. Sua dieta é baseada em peixes, crustáceos, polvos e lulas. 


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Gallery

Segundo o Cram-FURG, exposição é uma forma de manter viva a memória de um ícone do Rio Grande

Divulgação/Cram-FURG