RECEPÇÃO

Oficinas e atrações culturais marcam último dia da Acolhida Cidadã na FURG SLS

Atividades buscaram fomentar a socialização entre calouros e restante da comunidade acadêmica

Após uma semana de chuvas intensas, o sol reapareceu em São Lourenço na última sexta-feira, 29, brindando o último dia da Acolhida Cidadã no Campus da FURG no município. Com o bom tempo, as atividades culturais e oficinas que marcavam o encerramento do evento tiveram ainda mais brilho.

A programação teve início às 13h, com a oficina “Cores e Sabores: Desvendando as Panc”, conduzida pelo projeto PancPop. Na ocasião, o grupo fez um trajeto sensorial no pátio interno do prédio 1, no qual os participantes eram estimulados a despertar os seus cinco sentidos a partir do contato com as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC).

No mesmo local, às 15h30, ocorreu o primeiro encontro presencial do Kilombo Literário. Vinculado ao curso de Letras, o projeto foi criado durante a pandemia, promovendo rodas semanais de leitura que valorizassem autoras e autores negros. Os encontros, que até então aconteciam somente de forma virtual, eram abertos à comunidade acadêmica e em geral, e buscavam trazer produções textuais curtas, como contos e poesias, que possibilitassem a reflexão dos participantes.

Com o retorno presencial, o projeto passará a ter um horário fixo junto ao Campus São Lourenço, e a equipe estuda a possibilidade de manter mensalmente a realização de encontros online, a fim ampliar o alcance da iniciativa.

Durante a tarde, também estiveram abertas à visitação duas exposições fixas. No primeiro andar, a exposição “Vozes do Campo” buscou recuperar a trajetória do programa de rádio homônimo do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que vai ao ar todas as segundas-feiras, das 13h15 às 13h45, na rádio São Lourenço 1190AM.

Já no segundo andar, a mostra “Vida com Insetos” expôs, pela primeira vez, os registros realizados por estudantes da disciplina de Entomologia Aplicada à Agroecologia, com fotografias e vídeos.

Concomitantemente, em frente ao prédio 1, ao longo de toda a tarde, ocorreu a 2ª Edição da Feira Autônoma dos Estudantes da FURG, com brechó e comercialização de alimentos e artesanatos confeccionados pelos estudantes e egressos dos cursos. Organizada pelos próprios estudantes, a feira tem o propósito de gerar renda, além de acolher e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos fora do contexto acadêmico.

Por fim, às 17h, também em frente ao prédio 1, o show do artista lourenciano Dado, promovido pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande (Aprofurg), encerrou as atividades ao som de rock e pop rock.

Acolhida Cidadã no Campus São Lourenço do Sul

A Acolhida Cidadã 2022 da FURG em São Lourenço do Sul teve início no dia 25, com o intuito de integrar os calouros à universidade, bem como acolher o restante da comunidade acadêmica ao Campus, após dois anos de ensino remoto.

Atividades informativas, que buscaram ambientar os estudantes ao funcionamento do Campus São Lourenço, foram desenvolvidas principalmente nos dois primeiros dias de evento, na segunda-feira, 25, e na terça-feira, 26.

Já entre quarta, 27, e quinta-feira, 28, intensificou-se o tempo destinado a atividades culturais, com o objetivo de fomentar a socialização, o lazer e a formação de laços entre os presentes. Integraram a programação oficina de teatro, cinema, ateliê literário, roda de capoeira e exposições fotográficas do projeto "Fazendo o Bem Não Importa a Quem".

 

 

Galería

Atividades buscaram fomentar a socialização entre calouros e restante da comunidade acadêmica

Gabriela Schmalfuss/Secom