O sabor de novas descobertas marcou a participação do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA PancPop), do Campus FURG São Lourenço do Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na 5ª Mostra da Semana da Alimentação de Pelotas, realizada em 16 de outubro, no Largo Edmar Fetter, junto ao Mercado Público do município. A atividade integrou a programação do Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente na mesma data, e aproximou a comunidade das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc).
No espaço do núcleo, os visitantes puderam experimentar diferentes preparações culinárias, conhecer espécies e esclarecer dúvidas sobre suas características e possibilidades de uso. O cardápio incluiu bolo de tupinambor, patês de cará-da-terra, peixinho-da-horta e bertalha, além de malvabisco in natura.
De acordo com o professor Carlos Alberto Seifert Jr. (Jajá), a participação em feiras, festas e outras atividades do território está entre as ações previstas na execução do NEA PancPop e destaca que esses espaços permitem apresentar o trabalho da universidade à sociedade, fortalecendo as parcerias com instituições e profissionais que atuam nas áreas da alimentação, da agricultura e da agroecologia no território. “É um momento em que a gente visibiliza o papel da universidade no cotidiano da vida das pessoas, visto que, por exemplo, o mercado é um local muito central, onde circulam muitas pessoas. Então, a gente acaba tendo uma oportunidade de apresentar o nosso trabalho para a sociedade”, afirma.
O professor também destaca a articulação com profissionais do território como um dos resultados da participação na mostra. Durante o evento, a equipe conversou com nutricionistas sobre a possibilidade de incluir as Panc na alimentação escolar. “Ainda é um processo inicial de construção, mas tamanho é a importância de estar ocupando esses espaços e estar construindo a visibilização do NEA e fortalecimento das redes no território”, ressalta.
A troca de conhecimentos entre a equipe e o público despertou a curiosidade dos visitantes e apresentou diferentes formas de preparo e utilização das Panc, aproximando a comunidade da biodiversidade alimentar e incentivando práticas alimentares mais diversificadas e sustentáveis. A programação reuniu iniciativas voltadas à promoção da alimentação saudável, ao fortalecimento da agricultura familiar e à Segurança Alimentar e Nutricional.
Realizado pela Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), por meio do Núcleo Regional da entidade na Região Sul, o evento contou com o apoio de instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos públicos e projetos parceiros, entre eles a FURG, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul - Campus Pelotas), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar) e a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.