O Edital Epec tem por principal objetivo promover o fortalecimento do Ensino, da Pesquisa e da Inovação Tecnológica, da Extensão e da Cultura por meio da oferta de uma bolsa de graduação para o desenvolvimento de projetos nestas áreas.
O Edital está vinculado ao Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) e visa promover o desenvolvimento pleno do(a) estudante universitário(a) regularmente matriculado(a) na Universidade Federal do Rio Grande, estruturado em três Subprogramas essenciais: o Subprograma de Apoio Pedagógico, o Subprograma de Formação Ampliada e o Subprograma de Assistência Básica. O Subprograma de Formação Ampliada visa integrar o(a) estudante à vida universitária, por meio de ações que contribuam para a ampliação de sua formação acadêmica, como participação em atividades de pesquisa e inovação tecnológica, ensino, extensão e cultura.
Em 2025 a proposta Edital Epec atenderá a particularidade de cada área envolvida nesta proposta, de forma que os cronogramas e processos estarão organizados em quatro editais, com cronogramas e etapas próprios. Outra mudança importante é a adpatação do edital para cumprimento da Resolucação 45/2024, garantindo o percentual mínimo de 30% para reserva de vagas de ações afirmativas, para coordenadores das propostas e bolsistas que serão selecionados posteriormente.
Para conhecimento da comunidade acadêmica, os lançamentos dos editais estão previstos para: Edital Pesquisa e Inovação Tecnológica (14 de abril), 22 de abril Editais Extensão e Cultura (22 de abril) e Edital Ensino (junho). Cada edital será amplamente divulgado à comunidade acadêmica, bem como os processos de reserva de vagas.
Nesta segunda-feira, 14, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da FURG divulgou a abertura do edital de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. Da mesma forma que nos últimos anos, os pedidos ocorrerão em um único edital, o qual contempla o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq, além dos Programas de Iniciação Científica (Probic) e Iniciação Tecnológica (Probiti) da Fapergs e o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE/FURG (Bolsas Epec - Pesquisa). Além destas, este ano, a Fapergs criou as modalidades Probic-AF e Probiti-AF. Segundo a FAPERGS, nas instituições contempladas com pelo menos dez bolsas Probic e Probiti, e que, como a FURG tenham programa ou mecanismo de ações afirmativas para ingresso de estudantes em cursos de graduação (Resolução Consun/FURG nº 45 de 2024), serão concedidas bolsas adicionais, correspondente a um adicional de 10% sobre o número de bolsas regulares. Essas bolsas adicionais (bolsas modalidades Probic-AF e Probiti-AF) deverão ser destinadas a estudantes com ingresso na instituição via programa de ações afirmativas.
Os procedimentos para pedido das bolsas serão totalmente online, em um único link/aba, sem formulários externos a serem enviados por e-mail, algo que também reduz as chances de erro e desclassificação das propostas. Os proponentes podem solicitar até quatro bolsas, das quais no máximo duas de Iniciação Científica e duas de Iniciação Tecnológica, porém o limite de bolsas concedidas será de três bolsas por proponente. O professor ou técnico deverá preencher os distintos planos de trabalho dos bolsistas, cuja sequência de preenchimento também indicará a prioridade de recebimento das cotas. A pontuação a partir dos dados do Currículo Lattes segue automatizada, tendo o Qualis único da Capes como referência, simplificando a inscrição, reduzindo erros e eliminando a necessidade de conferência posterior pelos avaliadores. Basta o proponente atualizar seu Currículo na Plataforma Lattes que o sistema fará a extração automática dos dados. O proponente poderá visualizar uma prévia de sua pontuação após salvar a proposta nos Sistemas FURG, logo antes de submeter a proposta para verificação. A novidade deste ano é a inclusão de reserva de vagas para orientadores (as) negros(as), indígenas, quilombolas, deficiência ou transgêneros, que no processo de inscrição deverão escolher se querem concorrer a cota de ação afirmativa ou a ampla concorrência. As bolsas serão executadas entre setembro de 2025 e agosto de 2026.
Haverá uma lista única para a distribuição das bolsas de Iniciação Científica e outra lista única para distribuição de bolsas de Iniciação Tecnológica. Este modelo de distribuição visa atender um maior número de orientadores. Aqueles pesquisadores que desejarem mais de uma quota de bolsa de Iniciação Científica/Tecnológica deverão fazer inscrições com planos de atividades distintos para cada bolsista (no limite de duas de IC e duas de IT) vinculados ao mesmo projeto cadastrado no Sisproj ou a projetos distintos.
O edital unificado está disponível abaixo e no site da Propesp. O prazo limite para as inscrições vai até o dia 13 de maio de 2025. A orientação é que os proponentes leiam atentamente o edital. A inscrição deverá ser feita apenas através de cadastro online no Sistema FURG (Bolsas).