MULTICAMPIA

“Reitoria Itinerante” visita o Campus Santa Vitória do Palmar

Em diálogo com comunidade acadêmica, reitoria da FURG avança no aperfeiçoamento da práxis universitária

Photograph: Otávio Chagas/Secom

Em mais uma importante iniciativa voltada à consolidação da multicampia, uma equipe de gestão da FURG, por meio da ação “Reitoria Itinerante”, esteve no Campus Santa Vitória do Palmar na última quinta-feira, 22, debatendo com a comunidade acadêmica o aperfeiçoamento das práticas universitárias da instituição.

No decorrer do dia, foram realizadas reuniões com professores, técnicos administrativos em educação e estudantes, que procuraram desenvolver, junto à reitoria, estratégias para solucionar demandas locais a curto, médio e longo prazo. Ao final da tarde, um sarau junino, organizado pela Diretoria de Arte e Cultura, proporcionou uma confraternização entre os presentes.

Integraram a comitiva: o reitor, Danilo Giroldo; o vice-reitor, Renato Duro e os pró-reitores Daiane Gautério (Assuntos Estudantis), Daniel Prado (Extensão e Cultura), Sibele Martins (Graduação), Rafael Gonzales (Infraestrutura), Diego da Rosa (Planejamento e Administração) e Eduardo Secchi (Pesquisa e Pós-Graduação). Também estiveram na ocasião: a chefe de Gabinete, Jacira Prado; a diretora de Atenção à Saúde, Aline de Ávila; o assessor do reitor, Mozart Tavares; o secretário de Comunicação, Law Tissot; a coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Simone Freire; o diretor do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação, Fábio Peres e os diretores das unidades acadêmicas Audrei Cadaval (Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis), Eder Maier (Instituto de Ciências Humanas e da Informação) e Elaine Nogueira (Instituto de Letras e Artes).

Na avaliação do reitor Danilo Giroldo, a vinda ao Campus Santa Vitória do Palmar, assim como aos demais campi, foi bastante produtiva. Segundo o gestor, embora haja um acompanhamento próximo com as direções e unidades acadêmicas por meio de reuniões mensais, ouvir in loco, e com maior profundidade, as demandas específicas de cada campi foi um processo enriquecedor.

“Estamos em um cenário de retomada de investimentos, de recuperação orçamentária. Então, é um momento oportuno para projetarmos as melhorias necessárias, construindo, de modo dialógico, as soluções possíveis. Nesse sentido, a forma como a ‘Reitoria Itinerante’ foi organizada – atendendo seletivamente docentes, técnicos e estudantes para o acolhimento de demandas, oportunizou a ampliação de pautas a serem encaminhas”, observa o professor Danilo.

Os principais pontos sensíveis levantados pela comunidade acadêmica de Santa Vitória do Palmar contemplam a recuperação de valores dos auxílios pecuniários e a construção de um restaurante universitário. Além disso, foram expostas a necessidade de melhorias de acesso ao campus, a presença de secretarias acadêmicas e a manutenção de equipamentos laboratoriais de ensino.

“São demandas que surgem com certa recorrência, mas que já possuem encaminhamentos para este ano. No próximo semestre, começarão a aparecer algumas soluções com a breve recuperação orçamentária que tivemos. Para o ano que vem, acredito que teremos ainda mais condições de atender essas pautas, que são importantes e legítimas”, certifica o reitor.

Para o diretor Fernando Comiran, a presença da reitoria no campus foi significativa para o aprofundamento do diálogo “franco, aberto e democrático” entre a gestão superior e a comunidade acadêmica de Santa Vitória do Palmar. Esse movimento, compreende o docente, incide no avanço do processo de consolidação da multicampia da FURG.

“Acreditamos que essas trocas e vivências nos espaços e territórios em que a instituição está inserida são importantes para criar e fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e, ao mesmo tempo, aprimora a própria capacidade da gestão – e das ferramentas da administração superior, em compreender as especificidades de uma universidade multicampi”, analisa o diretor.

Ainda de acordo com a unidade administrativa local, o deslocamento da reitoria até o campus foi também positivo por proporcionar aos alunos uma experiência de diálogo horizontal com as instâncias superiores. Oportunidade em que puderam expor o cotidiano estudantil, por vezes adverso.

Tal entendimento encontra eco na fala do discente e representante do diretório acadêmico de Relações Internacionais, Carlos Oliveira. De acordo com o graduando, a reitoria acolheu atenciosamente as demandas apresentadas por ele e seus colegas. “Foi uma experiência muito boa perceber que nossas demandas foram ouvidas. Isso nos fez sentirmos acolhidos pela faculdade. Essa sensação é importante para todos nós alunos”.

Além de Santa Vitória do Palmar, a “Reitoria Itinerante” da FURG esteve em São Lourenço do Sul, no dia 19, e em Santo Antônio da Patrulha, no dia 20.

 

Gallery

Em visita ao Campus Santa Vitória do Palmar, comitiva da reitoria acolheu demandas da comunidade acadêmica e debateu conjuntamente soluções para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da instituição.

Otávio Chagas/Secom