PARCERIA

Projeto Pancpop da FURG é parceiro em curso sobre viveirismo promovido pela Sema/RS

Formação contou com participantes de diversos municípios do estado

Photograph: Equipe PANCPOP

No dia 21 de junho, São Lourenço do Sul sediou o minicurso de Capacitação em Produção de Mudas de Espécies Nativas, formação promovida pela Divisão de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema/RS), em parceria com o Jardim Botânico de Porto Alegre.

A atividade foi organizada e viabilizada pelo projeto PANCPOP da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) - voltado à popularização do uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) - em diálogo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) do município.

Participaram cerca de quarenta pessoas de diferentes municípios do estado, como São Francisco de Paula, Rio Grande, Pedro Osório e Pelotas. O público foi formado por estudantes e docentes da universidade, técnicos, servidores de prefeituras municipais e pessoas envolvidas com viveirismo, ou seja, que realizam práticas voltadas à produção de mudas.

A iniciativa é uma das ações do Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Rio Grande do Sul (Proveg-RS), que objetiva promover, integrar e articular políticas e ações indutoras da restauração e conservação da vegetação nativa no estado, contribuindo para a conservação dos ambientes nativos e recuperação de ambientes degradados, sua biodiversidade, funções e serviços ecossistêmicos.

O interesse do PANCPOP na temática do viveirismo se dá, principalmente, pelo projeto de revitalização Prédio 5 da universidade. No local que abrigava o antigo ponto de cultura do município, pretende-se construir uma horta enquanto um espaço de promoção de interações sociais e educação ambiental a partir das PANC, culminando na construção de projeto de cultura denominado de PANCultura.

Como o curso foi desenvolvido

Docente da FURG e coordenadora do PANCPOP e PANCultura, Jaqueline Durigon explica que a formação foi focada no viveirismo artesanal, pensando principalmente na capacitação dos discentes da universidade. “O curso foi bastante focado no viveirismo artesanal para que os estudantes daqui de Agroecologia, Educação do Campo e Gestão Ambiental, que trabalham com essas questões de sustentabilidade, pudessem ter um momento de capacitação para implementação de pequenos viveiros, seja em propriedades rurais, nas entidades em que eles atuarão como futuros profissionais, ou na própria universidade”.

A ação foi ministrada pelos servidores da Sema/RS, Joana Bassi e Leandro Dal Ri, vinculados às divisões de Flora e de Coleções Científicas, respectivamente. A parte teórica aconteceu pela manhã, no prédio 3 da universidade. Inicialmente, foi abordado o contexto estadual das políticas públicas voltadas ao viveirismo, as instruções normativas que existem e o mapeamento feito pela Sema/RS dos diferentes viveiros públicos e privados que existem no Rio Grande do Sul, além de grupos de viveiristas. Em um segundo momento, foram trazidas instruções mais técnicas sobre práticas de manejo e de implementação de um viveiro artesanal.

Já a parte prática aconteceu no turno da tarde, junto ao Horto Municipal. O local é destinado à produção de mudas em São Lourenço do Sul e atualmente está em processo de reestruturação.“Estivemos lá visitando, vendo os potenciais, os desafios, observando o local e também apontando ideias e sugestões por parte dos ministrantes para o Horto Municipal poder se reestruturar da melhor forma”, explica Jaqueline.

Parcerias institucionais

O convite da equipe da Sema/RS para que São Lourenço do Sul pudesse sediar o minicurso se deu após uma visita técnica da turma de Morfologia e Anatomia Vegetal ao Jardim Botânico de Porto Alegre. Na oportunidade, Jaqueline comentou com o engenheiro florestal Leandro Dal Ri sobre a carência que São Lourenço do Sul tem de cursos formativos relacionados à gestão da biodiversidade urbana. “Ele lembrou de nós e ofereceu à FURG São Lourenço do Sul a possibilidade de sediar uma das edições desse minicurso”, conta a professora.

Além de São Lourenço do Sul, a formação já foi ofertada no Jardim Botânico de Porto Alegre, em Tramandaí e será ministrada em São Gabriel e em Sarandi. “Todas as edições já realizadas tiveram as turmas lotadas. As vagas eram limitadas e todas elas se esgotaram rapidamente, dado o interesse que é esse tema do viveirismo, da produção de mudas de espécies nativas”, explica Jaqueline.

Com o sucesso da edição realizada junto à FURG, a equipe da Sema/RS já pensa na articulação de novos eventos em solo lourenciano, entre eles, uma formação direcionada a critérios de podas em árvores. “Sempre que possível, colocaremos a FURG como um ponto para poder disseminar o conhecimento técnico que temos. A FURG se torna, a partir de agora, um local que a gente gostaria de revisitar”, afirma o ministrante Leandro.

O minicurso também fortaleceu a aproximação da FURG, a partir do PANCPOP, com outros agentes presentes, como pessoas vinculadas a redes de sementes, e com a Prefeitura Municipal de Rio Grande. “Uma coisa que eu achei bastante bacana foram os vários encontros que aconteceram entre os participantes e as possíveis parcerias que podem surgir a partir desses encontros”, ressalta Jaqueline.

 

 

Gallery

Formação contou com participantes de diversos municípios do estado

Foto: Equipe Pancpop