MÚSICA

Inscrições para o coral da FURG-SLS estão abertas, participe!

Ação é aberta à comunidade interna e externa à universidade e encontros iniciam na próxima sexta, 30, às 17h

A FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) convida o público interno e externo ao campus a integrar o coral da universidade. Os encontros acontecerão semanalmente, nas sextas-feiras, das 17h às 19h, na sala 3201 do prédio 3 (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290).

A proposta visa oportunizar a união da música e da arte, pela compreensão das manifestações como direito humano e da necessidade destas expressões nos contextos universitários. Assim, estão entre os objetivos da ação fortalecer o desenvolvimento pessoal dos participantes e proporcionar a experiência de uma atividade coletiva.

Percurso para a criação do coral no município

A articulação para a formação de um coro em solo lourenciano começou antes da pandemia, mas foi suspensa em virtude das medidas de combate à disseminação da Covid-19. Com o retorno das atividades presenciais, um grupo de professores voltou a se movimentar em busca da inserção de uma célula do Movimento Coral da FURG junto ao campus São Lourenço do Sul.

Em razão disso, entre os meses de julho e agosto foi desenvolvida em São Lourenço do Sul uma oficina de prática musical, que contou com quatro encontros. Na ocasião, servidores, estudantes e a comunidade lourenciana se reuniram para fazer arte junto à regente do grupo Silvia Zanatta, com a intenção de conceber um espaço de integração e desenvolvimento artístico. Esses encontros, recheados de canto, risadas e afetos mobilizaram a construção do espaço de forma permanente.

Para Eduardo Forneck, um dos docentes que articulou a criação do coral da FURG-SLS, o fomento ao canto é importante por considerar o papel desempenhado pela arte em um contexto de retorno às atividades presenciais. “Com a volta do presencial, está todo mundo um pouco desanimado, e a gente sabe que a arte incentiva o bem-estar e a autoestima. Pensamos que nesse momento, em que o campus está ainda no processo da nova realidade, a gente dar o incentivo das pessoas cantarem é importante”.

Quer participar? Saiba como:

Não é necessário que as pessoas interessadas tenham qualquer experiência musical prévia para se envolverem no projeto. Para participar, basta fazer a inscrição no Sistema FURG.

As reuniões serão realizadas semanalmente, nas sextas-feiras, das 17h às 19h, na sala 3201 do prédio 3 (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290).

Os dois primeiros encontros, que acontecerão, respectivamente, em 30 de setembro e 7 de outubro, serão destinados à classificação de vozes.

Mais informações podem ser obtidas com a comissão organizadora, no e-mail coral.sls@furg.br

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Gallery

Ação é aberta à comunidade interna e externa à universidade e encontros iniciam na próxima sexta, 30, às 17h

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM