INTERNACIONAL

FURG-SLS recebe grupo de pesquisadores sobre língua germânica

Campus promoveu palestra sobre sociolinguística e sediou discussões de projeto para implantação do ensino de língua pomerana nas escolas

No mês de agosto, o campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu uma comitiva de pesquisadores nacionais e internacionais vinculados ao estudo sobre a língua germânica. O grupo era formado por Mônica Savedra, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); Peter Rosenberg, professor visitante da Universidade Europeia Viadrina, localizada em Frankfurt, Alemanha; e Reseda Streb,  professora visitante Universidade Federal do Ceará (UFC) e representante do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD).

No dia 16, o trio ministrou a palestra “Sociolinguística de contato: fundamentos e delimitações do campo”. O encontro foi organizado pelo projeto de pesquisa “Variação e Atitudes Linguísticas do Português de/em contato no Sul do Rio Grande do Sul”, coordenado pela professora do curso de Letras da FURG-SLS, Cláudia Camila Lara, e com participação das bolsistas Diulia Ieque (FURG/CNPq) e Priscila Siefert (FURG/EPEC).

Já no dia 18, a universidade sediou uma reunião do projeto “Plurilíngue nas Escolas”, desenvolvido pelos pesquisadores visitantes em conjunto com a professora lourenciana Aloí Schneider, autora do “Dicionário Pomerano/Português”.

Levando em conta que a região sul do Rio Grande do Sul – integrada por São Lourenço do Sul e cidades vizinhas - é considerada um dos principais polos de imigração pomerana no país, a iniciativa visa instituir o ensino regular da língua nas escolas. Procurando conhecer um pouco mais sobre a proposta, participaram do encontro representante dos municípios de Arambaré, Camaquã, Cristal e Pelotas.

Aloí explica que a iniciativa tem como base preservar a língua pomerana, para que não seja necessário resgatá-la posteriormente, destacando que o pomerano resiste de forma oral pelos descendentes dos imigrantes. “Acreditamos que a importância de ler e escrever trará mais incentivo as famílias de ensinarem suas crianças a falar e preservar a cultura rica de nuances”, afirma.

Segundo o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), "o inventário da língua pomerana se constitui enquanto ferramenta para o fortalecimento e o reconhecimento do mosaico sociocultural brasileiro, rico pela sua diversidade linguística". 

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.