MOBILIDADE

FURG-SLS realiza empréstimo de bicicletas para estudantes e servidores da universidade

Ação é desenvolvida no campus desde 2018

Photograph: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Desde 2018, a comunidade acadêmica da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) tem a oportunidade de usufruir de bicicletas compartilhadas, disponibilizadas pelo campus. A ação, que havia sido suspensa por dois anos em função da pandemia de covid-19, foi retomada recentemente, com a realização de reparos e manutenções necessárias ao bom funcionamento da frota.

Luciana Vargas, coordenadora da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG-SLS, e Adriana Silveira, diretora de Assistência Estudantil, apontam que o intuito da iniciativa é promover a prática de uso das bicicletas tanto para deslocamento, quanto para o incentivo de uma atividade física, passando também pelo prisma da mobilidade urbana sustentável.

Neste momento, a universidade dispõe de oito veículos em São Lourenço do Sul, que são divididos entre a Casa do Estudante Universitário e o Prédio 1. Para utilizar as bicicletas, basta que o estudante ou o servidor apresente um documento de identificação na portaria de um dos locais para o registro de uso. A permissão é de que as bicicletas sejam utilizadas durante o dia e devolvidas à noite.

O empréstimo também acontece simultaneamente nos demais campi da FURG, localizados nos municípios de Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar. Conheça mais sobre o regramento de uso na Instrução Normativa 08/2011 (referente a São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar), e na Instrução Normativa 01/2019 (referente a Rio Grande).

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.