EVENTO

FURG-SLS participa de seminário internacional sobre processos cooperativos e associativos

Encontro aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, em São Carlos/SP

Photograph: Divulgação

Nos dias 10 e 11 de novembro foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos/SP, o XVII Seminário Internacional do Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos (Procoas). O evento foi promovido pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), iniciativa integrada pela FURG.

Representando o campus São Lourenço do Sul e o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, estiveram presentes a professora Márcia Umpierre e as alunas egressas Leandra Holz e Melissa Orestes, que atualmente cursam doutorado em Antropologia Social pela UFSCar e mestrado em Administração pela FURG, respectivamente.

Na oportunidade, o trio expôs o trabalho o desenvolvido pela Incubadora de Empreendimentos da Economia Solidária (Ineesol) em solo lourenciano e região, com destaque à parceria firmada entre a universidade e a Associação Ecológica de Recicladores de São Lourenço do Sul (Asser)/Cooperforte.

Nesta edição, o seminário buscou discutir as múltiplas crises experienciadas pelo mundo atualmente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade. Para Márcia, a presença da FURG foi fundamental, uma vez que, segundo ela, o evento é considerado um dos mais importantes da área.