INTEGRAÇÃO

FURG-SLS participa de mutirão de bioconstrução em aldeia indígena de Camaquã

Na oportunidade, o grupo auxiliou na reforma da Casa de Reza da aldeia Tekoa Yvy'ã Poty

Photograph: Daiana da Silva Oliveira

No último final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, 14 estudantes da FURG São Lourenço do Sul, acompanhados de professores, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura indígena na aldeia Tekoa Yvy'ã Poty (Flor da Serra), localizada em Bonito, 4º distrito de Camaquã.

Na ocasião, o grupo – composto por alunos e alunas dos cursos de Agroecologia, Educação do Campo e Letras e Literaturas de Língua Portuguesa - se relacionou com a comunidade, vivenciando seus cantos e danças, e participou de um mutirão de bioconstrução para a reforma da Casa de Reza (Opy'i ) Mbya Mbaraete da localidade. As técnicas empregadas na tarefa foram baseadas em tradições indígenas, com a utilização de bambu e barreamento de paredes.

No mesmo final de semana, os visitantes também tiveram a oportunidade de participar da consagração e festividade do fim do ano velho/fim da estação e início do ano novo/começo da nova estação junto aos moradores da aldeia, em união ao redor da fogueira.

Para o professor Marlon Borges Pestana, docente dos cursos de Educação do Campo, Agroecologia e Gestão de Cooperativas da FURG-SLS, a aldeia Tekoa Yvy'ã Poty é símbolo de resistência e muita luta. “Vem sendo construída com muita força de vontade pelos guerreiros e guerreiras da comunidade”, destaca.

Além da comitiva da FURG-SLS, também estiveram no evento representantes dos programas de pós-graduação em História do campus Carreiros, de Rio Grande, e em Educação Ambiental, do campus de Tapes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e pessoas da comunidade em geral.

Na FURG, a atividade integra o conteúdo das disciplinas de Educação Patrimonial, História e Cultura Indígena no Ensino de História, que contemplam a Lei Federal 11.645/2008 e estão vigentes nesse semestre 2°/2022, fazendo parte do projeto de pesquisa ProjPesq 385 da universidade.

 

 

Gallery

Na oportunidade, o grupo auxiliou na reforma da Casa de Reza da aldeia Tekoa Yvy'ã Poty

Foto: Daiana da Silva Oliveira