EDUCAÇÃO

FURG-SLS lança livro digital sobre processos educativos em tempos de pandemia

Obra relata parceria da universidade com escolas lourencianas em 2021, durante a 8ª Feira Municipal do Conhecimento

Na última quinta-feira, 22, foi lançado o livro digital “(Re)contextualizações na escola: Ciência na e pela vida”. Disponível para download gratuito, a obra é organizada pelas professoras do campus São Lourenço do Sul, Berenice Vahl Vaniel e Cláudia Camila Lara, em conjunto com o professor da rede municipal de São Lourenço do Sul, Magno Machado de Freitas, que também atua no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da FURG.

A publicação busca relatar as vivências de estudantes e professores da educação básica, bem como de acadêmicos e professores da universidade, que, em parceria, realizaram a 8ª Feira Municipal do Conhecimento de São Lourenço do Sul em 2021. Com o evento, buscou-se promover a investigação científica na educação básica do município a partir do processo formativo pautado no educar pela pesquisa, na interdisciplinaridade e nas tecnologias digitais e sociais.

Em função da pandemia de Covid-19, a Feira aconteceu de maneira remota, com a criação de espaços para docentes e discentes nas redes sociais e plataformas digitais. A presença da tecnologia segue sendo prezada no livro digital, como destaca a professora Berenice. “Traz diversos QRCodes que remetem a depoimentos dos estudantes e dos professores das escolas aqui do município", explica.

A publicação é dividida em artigos e foi escrita pelas equipes participantes do projeto e pela comunidade acadêmica do campus São Lourenço do Sul, acompanhada de relatos de experiências de estudantes e profissionais de educação de São Lourenço do Sul.

O projeto teve o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico através da Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020, Feiras de Ciências e Mostras Científicas,abrangência municipal e foi executado por docentes e acadêmicos do Campus FURG-SLS, em cooperação com professores e equipe técnica-administrativa da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) do Município, além de diretores, coordenadores pedagógicos e docentes da educação básica.