PARTICIPAÇÃO

FURG-SLS convida estudantes a se candidatarem para vaga no Conselho do campus

Além do espaço para expor demandas da comunidade discente, representantes atuam em processos de decisão relativos à universidade

Estudantes da FURG em São Lourenço do Sul (FURG-SLS) têm até o dia 5 de agosto para se candidatarem a uma vaga destinada à representação discente no Conselho do campus. Atualmente, o Conselho da FURG-SLS é composto por 16 membros titulares e 14 suplentes, e realiza uma reunião por mês.

O espaço se configura como um órgão deliberativo, importante para dialogar, decidir e traçar os rumos que a universidade deve tomar em São Lourenço do Sul. A participação dos discentes se dá com o direito a voz e voto, além da possibilidade de comporem comissões ou câmaras instituídas.

Diretor da unidade, Eduardo Vogelmann, destaca que no Conselho são abordadas as principais pautas e ações estratégicas que movem a gestão do campus durante o ano. “Desde a sua implementação, esse espaço vem contribuindo com as ações dos dirigentes e coordenadores para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na universidade. Mas para isso é importante a atenção e participação dos servidores e alunos”, enfatiza.

Jéssica Moraine, aluna de Agroecologia e integrante do Conselho desde 2021, também acredita ser constitutivo ter representantes discentes ocupando as cadeiras disponíveis. A aluna explica que o órgão é colegiado, ou seja, é um espaço em que as representações tomam decisões em grupo aproveitando assim as diferentes experiências.

“As tomadas de decisões serão concordantes com as necessidades não só de um membro ou um setor, mas efetivamente do conjunto completo. No entanto, para isso, é essencialmente indispensável a permanência de representações ativas e articuladas”, ressalta.


Como fazer a inscrição?

Serão aceitas inscrições de chapas compostas por uma dupla de titular e suplente, obrigatoriamente matriculados regularmente em um dos cursos sediados no campus. A inscrição deve ser encaminhada para o e-mail conselhocampus.sls@furg.br até o dia 5 de agosto, informando os nomes completos dos integrantes da chapa.

A homologação das inscrições será divulgada no dia 8 de agosto.

Caso o número de chapas inscritas seja superior ao número de vagas, será realizada uma consulta pública pelo site Consultas FURG no período de 11 a 12 de agosto.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.