INTEGRAÇÃO

Equipe da FURG-SLS apresenta universidade a alunos do Projeto Crescer Legal, no interior do município

Encontro aconteceu na tarde da última quinta-feira, 8

Na última quinta-feira, 8, cerca de trinta jovens, entre 14 e 16 anos, residentes do interior de São Lourenço do Sul e de Canguçu, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela FURG, em especial, no campus São Lourenço do Sul.

O encontro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, em Taquaral, 2º distrito de São Lourenço do Sul. O local sedia o projeto Crescer Legal, ação desenvolvida com estudantes de ensino médio da região.

A FURG-SLS foi representada, na ocasião, pela assistente em Administração, Bruna da Cruz Schneid; pela psicóloga do campus São Lourenço, Larissa Pacheco; e pela estagiária da secretaria e estudante de Agroecologia, Hellen Heller.

Inicialmente, Bruna realizou uma apresentação de como se dá a atuação da universidade em solo lourenciano, explicando como é a estrutura física do local e quais os cursos disponíveis no campus. Foram tiradas dúvidas sobre as formas de ingresso e modalidades de concorrência disponíveis às vagas ofertadas anualmente. Também foram exibidos vídeos institucionais da FURG, produzidos pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Já Hellen, oriunda da zona rural, compartilhou com o grupo sua experiência como estudante e contou como decidiu permanecer em São Lourenço do Sul para continuar seus estudos; enquanto Larissa realizou dinâmicas de integração com os presentes e apresentou a estrutura de atendimento da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) na FURG-SLS, além de trazer informações sobre os auxílios disponíveis aos graduandos.

O que é o projeto Crescer Legal

Concebido como uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Crescer Legal tem como objetivos combater o trabalho infantil, oferecer alternativas de aprendizagem e profissionalização para os jovens do campo e fortalecer a capacidade de gestão sustentável da pequena propriedade rural.

Para isso, os participantes são contratados como jovens aprendizes, recebendo salário proporcional a 20 horas semanais, e participam de um curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas. Em oito anos de atuação, já foram atendidos mais de 600 jovens rurais de onze municípios gaúchos.

Adriano Emmel, educador de referência de uma das turmas que participaram da atividade, conta que o convite à universidade foi realizado com o intuito de ampliar o olhar dos jovens aprendizes acerca de possibilidades de qualificação e formas de ingresso no ensino superior. “Buscamos reconhecer parcerias e alianças estratégias que, em atividades com as turmas, ou em seus locais de sede, partilham informações e conhecimentos, agregando à aprendizagem dos jovens aprendizes”, explica.

Ele relata que o campus da FURG de São Lourenço do Sul foi muito acolhedor ao convite de realizar o encontro e que o desenvolvimento da vivência foi muito significativa, criativa, esclarecedora, objetiva e compreensível. “Os aprendizes avaliaram como muito positivo esse espaço de diálogo e ficaram muito gratos com a oportunidade de uma instituição como a FURG ir até o meio rural, viabilizar essa parceria e promover esse diálogo”, ressalta.

A aprendiz Gabriele Köhler Lüdtke concorda que a tarde foi proveitosa. “Vimos às possibilidades para ingressar em uma graduação, tiramos nossas dúvidas, o que foi de extrema importância para nosso futuro”, afirma.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

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Encontro aconteceu na tarde da última quinta-feira, 8

Foto: Divulgação