POVOS TRADICIONAIS

Documentário sobre mulheres quilombolas será lançado em evento de São Lourenço do Sul

Produção integra programação de seminário promovido pelo campus da FURG no município

No dia 12 de junho, durante o 4º Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades no Campus São Lourenço do Sul, será lançado o documentário “Mulheres Quilombolas- Identidades, Vivências e Memórias”.


O vídeo é fruto de um projeto, desenvolvido desde 2017, com mulheres dos quilombos Comunidade Coxilha Negra, Comunidade Rincão das Almas, Comunidade Torrão, Comunidade Monjolo, e Picada. Os encontros foram motivados por rodas de conversas e confecção de bonecas negras, contribuindo para os estudos feministas e da educação popular a partir das resistências dos povos do campo.

O documentário ficará disponível para as mulheres quilombolas e outras pessoas interessadas. De acordo com a professora Graziela Rinaldi, responsável pelo projeto, o vídeo “será um importante instrumento didático para que estudantes da educação básica escutem e conheçam as mulheres que vivem nos Quilombos, aprendendo assim, sobre a história e cultura afro-brasileira”.

Além do documentário, outras publicações sobre o projeto estão sendo compartilhadas. Ainda na programação do seminário, está previsto o lançamento do livro “Mulheres em Movimento: perspectivas em educação, ativismo e empoderamento”. O livro possui textos de mulheres de movimentos sociais, pesquisadoras que atuam no campo das Educação, Direitos Humanos e Feminismos, indígena antropóloga, mulheres negras e professoras de universidades públicas, que ao longo destas quatro edições do seminário tem sido parceiras.

Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades

A 4ª edição do evento será realizada de 12 a 15 de junho em São Lourenço do Sul. Organizado e promovido pelo Coletivo Feminista Dandaras, do Campus São Lourenço do Sul, o seminário tem como objetivo contribuir na luta dos direitos humanos, fortalecendo as pautas das mulheres, e denunciar qualquer tipo de violência que as mulheres sofrem.

O evento busca trabalhar com regiões e pautas que dialoguem com mulheres dos povos tradicionais de São Lourenço do Sul: pomeranas, agricultoras familiares, quilombolas, indígenas, ciganas, ribeirinhas, pescadoras, benzedeiras, mulheres de terreiro e pecuaristas, valorizando a diversidade local e proporcionando socializações de vivências e saberes.

Segundo o Coletivo Dandaras, o diálogo entre mulheres do campo e da cidade pode ainda fortalecer os grupos de mulheres de São Lourenço do Sul. “Sabemos que precisamos estabelecer espaços de diálogos entre professores, estudantes, comunidade acadêmica e comunidade em geral sobre a situação das mulheres, os problemas que enfrentam e os desafios que temos para a implementação de políticas públicas. Nesse sentido, queremos construir um seminário conjunto entre mulheres e homens a fim de enfrentar as diferentes violências e desigualdades de gênero e etnico-raciais”, declaram.

Programação

Cartaz Documentário

Cartaz Livro