DIÁLOGO

Curso de Gestão de Cooperativas realiza reunião com representantes do setor cooperativo em busca de parcerias

I Café Cooperativo contou com a presença de estudantes, professores e profissionais ligados à área

Photograph: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Na última quinta-feira, 11, o núcleo docente estruturante do curso e o Diretório Acadêmico de Gestão de Cooperativas da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveram o I Café Cooperativo.

O evento teve como objetivo estabelecer laços entre a universidade, as cooperativas e as entidades representativas da região, fomentando os princípios cooperativistas. Participaram do encontro estudantes, professores, profissionais ligados à área.

Estiveram presentes membros da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Lourenço do Sul (Coopeforte/Asser), do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e representante do mandato do deputado estadual Zé Nunes (PT-RS).

Na ocasião, a docente e coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas, Márcia Umpierre, destacou a importância do cooperativismo na região e a necessidade de interação entre as cooperativas, processo denominado intercooperação.

Durante a atividade, a organização também apresentou o curso de Gestão de Cooperativas aos participantes e detalhou as ações desenvolvidas por alunos e professores na região, colocando a universidade à disposição para ouvir e atender demandas dos cooperados presentes. “Um curso de gestão de cooperativas existe para atender as cooperativas, para formar profissionais para atuar nesses lugares”, explicou Márcia.

Segundo a docente, o evento permitiu compreender melhor as necessidades e preocupações das cooperativas locais, estabelecendo estratégias para que a universidade possa ajudá-las. Além disso, foi possível pensar em como as cooperativas podem igualmente auxiliar o curso de Gestão de Cooperativas da FURG no interior de suas organizações.

Com o êxito do primeiro Café Cooperativo, planeja-se realizar uma nova edição para incluir as cooperativas que não puderam participar deste encontro.

 

 

Gallery

I Café Cooperativo contou com a presença de estudantes, professores e profissionais ligados à área

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM