De 14 a 17 de agosto, o Coletivo Feminista Dandaras do Campus São Lourenço do Sul participou do 6º Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião: vulnerabilidade, resistência e justiça, realizado em São Leopoldo.
As líderes do coletivo atuaram em diferentes espaços dentro do evento. Entre as ações, as integrantes realizaram apresentações de trabalhos. O trabalho “Dandaras: A história de um coletivo feminista” foi apresentado por Janine Gomes e Graziela da Rosa.
O trabalho de Adriana Ferreira, intitulado “Comunidades quilombolas: pesquisação de suas vivências através de confecção de bonecas negras” e o de Luana Bunde e Graziela, intitulado “A dimensão agroecológica do IV Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades” também foram apresentados.
A docente Graziela da Rosa atuou como coordenadora do GT “Mulheres negras: resistências, feminismos, e espaços sagrados que se (re) visitam”. As integrantes Janine e Valeria Meyer ministraram a oficina de Stencil: Mulheres, feminismos e (re) existência, com o auxílio de Michaella Sant’ Ana e Graziela.
No evento, foi lançado o documentário “Mulheres Quilombolas: Identidades e memórias” com a participação das integrantes, contribuindo para a discussão e debate do tema. Juntas, lançaram o livro “Mulheres em Movimento” e atuaram ativamente junto ao estante do coletivo, dialogando sobre os estudos e atividades práticas que desenvolvem e socializam em eventos científicos e não científicos, escolas, universidades, comunidades e instituições, e também sobre a confecção das artes que ali estavam expostas, as quais as integrantes confeccionam e comercializam, ajudando assim na renda para os gastos nos eventos dos quais participam.