EXTENSÃO

4ª edição do Projeto Mutirão e Remada Ambiental foi realizada em São Lourenço do Sul

A atividade recolheu 300 quilos de resíduos sólidos na orla da Laguna dos Patos

A FURG-SLS, através de alunos dos cursos de Educação do Campo, Agroecologia e Gestão Ambiental, e da comunidade lourenciana realizaram no sábado, 21, a quarta atividade do Projeto de Extensão Mutirão e Remada Ambiental para a Limpeza e Conservação dos Ambientes Aquáticos na Terra de Todas as Paisagens: Por Terra e Água no Município de São Lourenço do Sul. O Projeto começou a partir da necessidade de conservação das áreas do município e a gestão de seus resíduos sólidos, principalmente o descarte inadequado às margens dos Arroios São Lourenço e Carahá e da orla da Laguna dos Patos.
Os problemas relacionados aos resíduos sólidos incluem poluição visual e química, ameaça à fauna local, favorecimento a vetores de doenças, comprometendo a saúde pública e o escoamento das águas, contribuindo para alagamentos. As duas primeiras edições do mutirão mobilizaram a comunidade e resultaram em aproximadamente 1500 quilos de resíduos sólidos, sendo 500 quilos encaminhados para a reciclagem. Devido à importância das ações, ficaram definidas atividades semestrais para mobilizar a atenção e promover o diálogo entre a FURG e as diferentes esferas da sociedade civil, iniciativa privada e poder público. Além dos mutirões, o projeto realiza a elaboração de materiais de divulgação, o fortalecimento de parcerias e captação de recursos, pesquisas diagnósticas, realização de palestras/oficinas e mostras culturais, contando com um estudante bolsista do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, o pescador artesanal Clodoaldo Freitas.
Nesta última ação, foram recolhidos, ao longo de um quilômetro por terra na orla da Laguna e entre a vegetação nas margens, aproximadamente 300 quilos de resíduos, sendo 30 quilos destinados à reciclagem. Participaram da ação os alunos da FURG, professores, a comunidade, a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e a Associação Ecológica de Recicladores de São Lourenço do Sul (ASSER). O material a ser reciclado foi enviado à ASSER e o restante recolhido pela Prefeitura com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA).


“Se pelo menos uma vida for preservada pelo resíduo que retiramos do ambiente o trabalho já valeu a pena! Seguimos nessa luta, convictos de que as ações concretas e a união de esforços poderão reverter o quadro de descaso ambiental em que vivemos. Parados é que não vamos ficar, diálogos com o poder público e iniciativa privada de São Lourenço do Sul já estão acontecendo. Identificamos pontos críticos e medidas que são urgentes para contenção dos resíduos e Educação Ambiental.” destaca a professora da FURG Patrícia Lovatto, responsável pelo Projeto.

 

Gallery

Projeto Mutirão e Remada Ambiental recolheu 300 quilos de resíduos sólidos na orla da Laguna dos Patos

Divulgação