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Evento sobre o Bicentenário da Independência dá início às atividades da Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha

Mostra municipal está na sua 14ª edição e tem participação da comunidade escolar e acadêmica

 

A 14ª edição da Mostra de Ciências e do Conhecimento do município, projeto financiado pelo CNPq, foi aberta na última quarta-feira, 1º, na Unidade Cidade Alta do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, com a participação da comunidade acadêmica e escolar, representada por professores e gestores. 

O evento, que também teve transmissão via canal do projeto no YouTube, objetivou apresentar para a comunidade o cronograma das atividades vinculadas ao projeto, bem como revelar o tema da edição. Constituem as ações do projeto de extensão, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), cursos e oficinas para professores e estudantes da educação básica da cidade, bem como feiras e mostras escolares, que culminam com a Mostra de Ciências e do Conhecimento municipal. 

Tradicionalmente o tema da MCCSAP é o mesmo escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2022 chega à sua 19ª edição, e foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, em homenagem aos 200 anos da declaração da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

O coordenador do projeto, professor Charles Guidotti, ressaltou a importância do evento de abertura das atividades da MCCSAP, uma vez que é o momento em que a comunidade conhece o tema que norteará as produções dos estudantes da educação básica, bem como as suas potencialidades pedagógicas. Para isso, os convidados Fernando Kokubun (FURG) e Augusto Fraga (Semed-SAP), ministram duas palestras sobre o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciências, Tecnologia e Inovação no Brasil”, apresentando diversos pontos e personalidades da história da ciência no Brasil. 

Veja as próximas atividades da XIV MCCSAP aqui (https://mostrasap.furg.br/)

As atividades do projeto seguem durante os próximos cinco meses, encerrando-se em outubro com a etapa municipal de exposição dos trabalhos de investigação dos estudantes da educação infantil ao Ensino Médio.

A expectativa é que em 2022, na etapa municipal, sejam apresentados 60 trabalhos. Na oportunidade, serão distribuídas 6 bolsas de Iniciação Científica Junior, para os estudantes destaques da edição, e duas bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País – ATP para professores orientadores de projetos destaques. 

 

Source: Divulgação