EMPREENDEDORISMO

Projeto de empresa da Innovatio é contemplado em Programa Doutor Empreendedor da Fapergs

TerraMares obtém 4º lugar em edital realizado em parceria com Sebrae/RS e CNPq

Photograph: Divulgação

A empresa TerraMares, pré-incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio) da FURG, foi contemplada em 4º lugar no edital Programa Doutor Empreendedor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O projeto "Cianobactérias: da agricultura ao desenvolvimento de padrões analíticos" foi submetido por Luiza Costa, doutora em Oceanografia Física, Química e Geológica e sócia-proprietária da empresa.

O objetivo do edital é fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, que transformem ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis, potencializando a interação universidade-mercado e fomentando a criação e fortalecimento de empresas de base tecnológica. A empresa TerraMares possui dois produtos inovadores: inóculos biológicos de cianobactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico (N2) para aplicação na agricultura orgânica como fertilizante natural ou biofertilizante, e biomoléculas de cianobactérias utilizadas como padrões de monitoramento em Estações de Tratamento de Água (ETAs) no país.

Além de investimentos financeiros, a TerraMares contará com capacitações na área de gestão. O Sebrae acompanhará o desenvolvimento da empresa ao longo de 24 meses e dará consultorias que visam a consolidação do empreendimento.

Quanto ao produto aprovado no edital Doutor Empreendedor, Luiza afirma que "estaremos em busca da certificação das análises usando os Inóculos Biológicos de Cianobactérias, apresentando uma alternativa financeira viável aos produtores rurais alicerçado, também, na contribuição da ciência de ponta aplicada na produção orgânica de base sustentável, principalmente para cultivos de arroz, soja, milho, cana de açúcar e morango".

Para o gestor da Innovatio, Aléssio Almada, os integrantes da TerraMares são um exemplo de "cientistas empreendedores" que "desenvolvem tecnologias e as colocam à disposição da sociedade por meio da abertura de startups, empresas de base tecnológica que atendem a nichos de mercado específicos e constituídas por modelos de negócios inovadores, cerne da Nova Economia baseada em conhecimento".

Também participam da empresa Victor Magalhães e Tainã Ança, sob mentoria do professor João Sarkis.