COMPUTAÇÃO INTELIGENTE

Professor da FURG participa de painel temático promovido por centro de pesquisa internacional sobre Oceano Atlântico

Marcelo Pias, do C3, vai abordar o desenvolvimento de sensores com inteligência artificial de baixo-custo

Photograph: Reprodução
A imagem mostra a foto de quatro homens, dispostas lado a lado. O primeiro é um homem jovem, aparece de jaleco em um laboratório. O segundo, um homem de meia-idade, calvo, aparece sorridente, com uma camiseta azul. Atrás dele, vemos uma praia. O terceiro homem, também de meia-idade, posa com um meio sorriso para a foto. Ele veste uma camisa xadrez em tons de azul escuro. Está em um ambiente externo, ao fundo, atrás dele, vemos nuvens e a paisagem de uma cidade vista de cima. O último homem que aparece na foto é Marcelo Pias. Aparece sério na foto feita em um ambiente fechado, com fundo desfocado. Acima das fotos dos quatro homens aparece escrito "Air centre". E, abaixo, um texto em inglês que inicia com "network friday special thematic session on sensors, listando a seguir os nomes dos participantes e suas respectivas instituições.

Todas as sextas-feiras, o Centro Internacional de Pesquisas sobre o Atlântico (AIR Centre) realiza um momento de formação com duração de uma hora com participantes de governos, universidades, empresas e organizações dos 35 países no entorno do Oceano Atlântico. É a “Networking Friday”, promovida pelo centro de pesquisa que tem participação do Brasil e que busca desenvolver alternativas para enfrentar os desafios globais colocados para o Atlântico.

Na próxima sexta-feira, 26, a Networking Friday terá a estreia de um novo formato com participação brasileira. O professor e pesquisador Marcelo Pias, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG é um dos quatro convidados para a primeira “sessão temática especial” , webinar que em duas horas discutirá o desenvolvimento de sensores para estudo do oceano. Participam, além de Pias, Matthew Mowlem, da Inglaterra, Frank Muller-Karger, dos Estados Unidos e Eric Delory, da Espanha. A conversa é mediada por Elisa Ravagnan, do centro de pesquisa Norce, na Noruega.

O professor da FURG vai falar sobre o desenvolvimento de sensores de baixo custo para visão computacional com inteligência artificial. Pias coordena a parte de inovação tecnológica do projeto Astral - pesquisa internacional para o desenvolvimento da aquacultura sustentável no Oceano Atlântico. Os sensores são planejados para auxiliar no monitoramento da água na aquacultura e para otimizar práticas sustentáveis. Além disso, podem ajudar em problemas recorrentes ambientais no oceano, como a detecção de micropartículas de plástico.

“Acredito que esta seja uma oportunidade de troca de experiências e visão de futuro na forma de roadmap [roteiros] tecnológicos para novos sistemas de sensores. Novos avanços tecnológicos permitirão ‘embarcar’ inteligência em sensores de baixo custo no futuro e, com isto, democratizar essa tecnologia através da sua maior utilização em cadeias produtivas de aquacultura”, avalia Pias.

O webinar acontece nesta sexta-feira, 26, às 10h (horário de Brasília). Interessados em participar devem realizar a inscrição neste site .