CULTURA INOVADORA

FURG participa do lançamento do Marco Zero do Inova RS

Universidade junto com a sociedade, governo e empresas formam a chamada “hélice da inovação”

Photograph: Divulgação

Com o objetivo de expandir e dar continuidade ao programa Inova RS, divulgado em agosto pelo governo do Estado, ocorreu na última semana, na cidade de Pelotas, o lançamento do Marco Zero do programa na região sul.

O vice-reitor da FURG Danilo Giroldo, junto com o diretor do Oceantec - Parque Tecnológico, Artur Gibbon, com coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas, Alessio Almada, do coordenador de gestão de propriedade intelectual e transferência tecnológica, Luciano Ribeiro e de alguns empreendedores da Innovatio e do Oceantec, estiveram presentes na ocasião que contou com a presença do governador do Estado Eduardo Leite. O evento aconteceu no Pelotas Parque Tecnológico.

O Marco Zero é o momento de articulação entre sociedade, governo, empresas e universidades da região, que são os componentes da chamada “hélice da inovação”. A partir do encontro e da organização dessas esferas são formados os comitês técnicos e estratégicos que mapeiam as vocações empreendedoras do local e elaboram soluções para o seu fortalecimento por meio de projetos de inovação. O objetivo é incluir o Estado no mapa global da inovação.

Representam o município de Rio Grande no comitê estratégico, o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo, o diretor do Oceantec Artur Gibbon, o diretor do IFRS Campus Rio Grande Alexandre Machado, o titular da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Cláudio Dutra e o empreendedor do Oceantec Sidnei Pereira Jr, da empresa WeCast.

Gibbon destacou como pontos positivos do programa, a possibilidade de ampliar a interação das empresas com o Parque Tecnológico da FURG e também a atuação do comitê estratégico, que vai provocar discussões e o desenvolvimento de projetos que promovam a inovação em Rio Grande. Ele destacou ainda que, posteriormente, com o comitê tático operacional que será montado, os projetos serão implementados.

O diretor do Oceantec ressaltou também que, a importância desse programa para Rio Grande é de ampliar e colocar em discussão a inovação no município, pois, segundo ele, “não é possível fazer inovação só com a universidade, para isso precisamos que o setor empresarial de Rio Grande e região consigam interagir mais com a Innovatio e o Oceantec,” argumentou Gibbon.

Em sua fala para o público do evento, o governador disse que com o programa o governo contribui para a construção do ambiente de interação entre os agentes da inovação, garantindo equipes de três técnicos responsáveis por esta mobilização em cada região. "Estamos criando o contexto para o encontro de talentos e de ideias que serão canalizadas para a transformação da economia pelo conhecimento. Também estamos trabalhando para um ambiente ágil e facilitador de negócios, com menos burocracia e mais estrutura para atrair investimentos", disse.

Estado com ecossistema favorável para inovação

O Rio Grande do Sul é hoje o quinto Estado brasileiro mais inovador e o quarto com maior competitividade global em setores tecnológicos, de acordo com o Índice Fiec de Inovação dos Estados de 2018.

Estão no RS três das melhores universidades do país, 27 polos tecnológicos, 24 incubadoras de empresas e mais de 1.000 startups, o que faz do Estado o segundo no ranking nacional deste tipo de empreendimento, atrás apenas de São Paulo de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartup). O RS forma ainda mais de 2 mil doutores por ano, a segunda maior densidade do Brasil neste grau acadêmico, perdendo apenas para o Distrito Federal.

Para expandir esse potencial, a metodologia do Inova RS foi elaborada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com representantes do setor empresarial, universidades e polos tecnológicos de diversas regiões do Estado.

"É um programa que trabalha com audácia e tranversalidade para incentivar a inovação, que não é mais coisa de ficção científica, mas uma realidade que está mudando os modelos de negócio e de trabalho a partir do conhecimento. E não existe limite para a geração de riqueza através do conhecimento", disse o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

O foco do programa é explorar o ecossistema favorável para a inovação e fomentar uma nova economia baseada em conhecimento e tecnologia para formar, reter e atrair talentos e investimentos, gerando emprego, renda e desenvolvimento regional. O Inova busca ainda tornar o RS uma referência global em inovação até 2030.

 

 

 

Gallery

FURG integra programa do governo estadual que incentiva a cultura da inovação

Divulgação