INOVAÇÃO

FURG lança oficialmente unidade do Oceantec em Santo Antônio da Patrulha

Anúncio aconteceu na manhã desta quarta, 7, com lideranças da universidade e do município

Na manhã desta quarta-feira, 7, em uma videoconferência transmitida ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, foi realizado o lançamento oficial da segunda unidade do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), a ser instalada no município de Santo Antônio da Patrulha. Na oportunidade, as autoridades presentes debateram sobre o impacto no desenvolvimento local e regional que a inovação tecnológica pode promover, trazendo dados vivenciados em Rio Grande decorrentes das ações possibilitadas pelo parque.

Estiveram presentes durante o anúncio – realizado em uma edição especial da iniciativa Oceantec Talks -, o reitor, Danilo Giroldo; o diretor do Oceantec, Artur Gibbon; a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Danúbia Espindola; e o diretor do Campus Santo Antônio da Patrulha, Antônio Valente. Das autoridades de Santo Antônio da Patrulha fizeram-se presentes o prefeito municipal, Rodrigo Massulo; o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kassiano Fraga; e o secretário de Governo, Planejamento e Gestão, Lucas Kellermann.

Sobre o parque

Inaugurado em 2017, o Oceantec tem sua sede no Campus Carreiros, em Rio Grande, e representa para a instituição um mecanismo que possibilita a criação de condições para a atração de investimentos, proporcionando o desenvolvimento de projetos locais baseados no conhecimento científico e tecnológico de alto valor agregado, com foco na inovação e no desenvolvimento sustentável da região.

Agora, em 2021, o parque passará a contar com uma ramificação no litoral norte gaúcho, junto ao Campus de Santo Antônio da Patrulha. Inicialmente, a implantação de uma unidade no local não necessitará de um espaço físico, tendo em vista que os projetos poderão ser desenvolvidos nas instalações das próprias empresas conveniadas. No entanto, será cedido um espaço dentro da Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão do município para um dos braços de atuação do Oceantec, a incubadora de empresas Innovatio. “Este será o primeiro prédio oficial dessa iniciativa na cidade. A gente espera no futuro construir a estrutura física que contempla o restante do parque”, complementa.

O Diretor, durante sua fala de abertura, recapitulou brevemente a história e as atividades mais relevantes do Oceantec e seus braços de atuação, como a Innovatio, seus centros de inovação, o Escritório de Transferência de Tecnologia e a unidade Embrapii iTec/FURG. “Nós estamos abertos para conversar sobre esse processo, para explicar. Esse momento é complexo e vai durar por bastante tempo, mas começa agora. Nós temos tranquilidade e gostaríamos de ouvir e dialogar com todos vocês”, disse o professor.

Para Danúbia, o papel estratégico dessa ação se refere ao desafio presente na geração de negócios e na transferência de tecnologia em transformar a capacidade instalada da universidade, disponibilizando os resultados desse processo para a comunidade. “Em termos de números, que refletem essa demanda em crescimento, hoje temos quatro empresas dentro do parque, seis projetos incubados e dez pré-incubados; temos o APL Marítimo do RS – uma associação de empresas e instituições -, 71 pedidos de proteção e mais ou menos 100 postos de trabalho dentro do Oceantec”, explicou a pró-reitora.

Santo Antônio da Patrulha: o marco zero da descentralização do Oceantec

Em sua fala, o diretor do Campus FURG-SAP, Antonio Valente, destacou o quão positiva é a parceria entre o município e a FURG. “A gente sabe que existe um amor pela universidade pública aqui. Ele se perpetua ao longo dos anos, pela dedicação e pelo amor que essa comunidade busca traduzir em fatos concretos”, apontou o gestor.

Em sua visão, o campus chegou em um ponto de amadurecimento que permite o avanço em termos de pesquisa e desenvolvimento. “Eu vejo que a cidade já pode se considerar uma referência na área da educação e também será, em breve, uma referência no turismo. Agora, se as empresas e os jovens empreendedores participarem, também teremos na cidade um ponto de referência em empreendedorismo e inovação tecnológica no litoral norte”, concluiu o diretor.

Educação e inovação como preocupação social: um agente para a transformação

Segundo o reitor da FURG, Danilo Giroldo, em Santo Antônio da Patrulha, a educação, a ciência e a tecnologia são pilares fundamentais dentro dos governos municipais com os quais a FURG pode conversar e desenvolver parcerias de forma intensa e continua. Para o gestor, é muito difícil estabelecer ações voltadas para as áreas supracitadas quando estas não configuram um ponto de interesse ou prioridade para as autoridades políticas responsáveis.

Da mesma forma, o gestor também apontou durante sua fala que não é possível desenvolver inovação sem motivação e compromisso. “Eu vejo, aqui, muita motivação e muito compromisso. E isso nos motiva também, e nos enche de esperança para superar esse momento difícil”, apontou o professor.

Giroldo explicou que, atualmente, existe um sistema legislativo moderno que apoia a inovação, além dos mecanismos de aproximação com as empresas e com a sociedade que amparam o trabalho a ser desempenhado pelo parque. “A unidade Embrapii, que a FURG participa hoje – e são poucas no país -, traz alguns elementos fundamentais em termos de aproximação como apoio financeiro, referência de qualidade e networking, por exemplo. A Embrapii permite conectar com o que há de melhor em inovação no país”, pontuou o reitor.

Em agradecimento, o prefeito Rodrigo Massulo parabenizou os envolvidos pela profícua parceria, ressaltando o papel da FURG enquanto agente de transformação social na cidade. “A vinda da universidade mudou de forma drástica a cidade. E agora, com a vinda do Oceantec, queremos também fazer uma mudança no cenário empreendedor e acadêmico, ao criar condições de novos investimentos, além de gerar alto conhecimento técnico”, afirmou.

Para Kassiano Fraga, o momento pandêmico em que estamos inseridos mostra que é preciso pensar no futuro desde já. Para o diretor de gestão, toda crise tem um fim, e quando isso ocorre, quem recomeça melhor é aquele que se preparou com antecedência. “Estamos buscando isso aqui, preparar a cidade para as mudanças que estão acontecendo no mundo”, considerou.

Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fraga explica que o grupo busca aproximar os atores da academia, setor industrial, governo e sociedade civil para planejar ações em prol da ciência e inovação. “Se nós quisermos pensar onde queremos estar em dez ou 20 anos, é preciso entender como o mundo vai estar nesse tempo, e nos prepararmos para isso. A chave é estarmos abertos ao conhecimento e a ciência”, finalizou.

Em sua fala, o secretário de Governo, Planejamento e Gestão, Lucas Kallermann, ressaltou a importância da ligação entre a universidade e o setor industrial, promovido pelo Oceantec. “Santo Antônio da Patrulha conta com a questão logística privilegiada, temos tudo para dar certo”, destacou.

O próximo passo

Segundo Gibbon, o próximo passo após a implantação da unidade Oceantec em Santo Antônio da Patrulha é o momento de pré-incubação, etapa na qual empreendedores apresentam ideias - podendo ser uma equipe ou uma pessoa individualmente -, para que, dentro de um determinado período, essa ideia se torne um projeto e receba capacitação em diversas áreas, modelando-o em um negócio propriamente dito. “Após esse momento de preparação, o projeto, com mais estrutura, pode seguir para a fase de incubação, onde será continuado o processo de amadurecimento”, elucidou o diretor. De acordo com sua fala, a partir da segunda quinzena de maio, será realizada uma sensibilização local por meio de eventos e outras ações para iniciar as atividades.