INOVAÇÃO

Cinco startups da Innovatio participam de evento na 94ª Expofeira de Pelotas

Empresas apresentarão pitchs a empreendedores e investidores do ramo do agronegócio

Integrando a grade de programação da 94ª Expofeira de Pelotas, em formato virtual, o evento Agroideias - que acontece na próxima terça-feira, 6, das 16h15 às 18h, na “Arena Inovação” -, apresentará 13 startups com foco no agronegócio e seus desdobramentos, com a finalidade de estimular empreendedores e investidores na busca por novos mercados. Entre as empresas apresentadas estão cinco ligadas à Innovatio da FURG: AlgaSul, Auros Robotics, Demetec, Terra Mares e WebFeiras. Para participar, basta acessar o portal da Expofeira Pelotas clicando aqui.

Sobre a Expofeira

De 5 a 12 de outubro acontece a 94ª edição da Expofeira de Pelotas. Em formato digital, a iniciativa abriga diversos eventos voltados para o ramo do agronegócio, atraindo investidores, empresários e trabalhadores do segmento. Abarcando inovação tecnológica aplicada ao meio rural, o “Agroideias” oportunizará a startups de Rio Grande e Pelotas, apresentarem suas inovações. “Cada empresa terá quatro minutos para realizar seu pitch. Essas apresentações serão avaliadas por uma banca formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, para premiar a melhor startup com uma participação em um hackhaton desenvolvido pelo órgão”, explica Aléssio Almada, coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG.

O Agroideias é uma realização da Associação Rural de Pelotas, Candy Valley, Ciemsul UCPEL, Co.Place Coworking, Conectar UFPel, Farsul, Senar-RS, Innovatio - FURG, Oceantec - FURG, Pelotas Parque Tecnológico, Prefeitura Municipal de Pelotas, Sebrae/RS e Seprorgs; e conta com o apoio da Embrapa e Reverso Comunicação.

Conforme o cronograma de apresentações, o quadro de horários ficou distribuído conforme a relação a seguir:

16h20 – AlgaSul (Innovatio/Rio Grande);

16h25 – Auros Robotics (Innovatio/Rio Grande);

16h30 – Demetec (Innovatio/Rio Grande);

16h35 – Green Next (Rio Grande);

16h40 – Hut8 – Pastejando (Pelotas);

16h45 – Ignis (Pelotas);

16h50 – Jubatus (Pelotas);

16h55 – Nuinset (Pelotas);

17h00 – Orgânico Solidário (Pelotas);

17h05 – Partamon (Pelotas);

17h10 – Terra Mares (Innovatio/Rio Grande);

17h15 – Vantum (Pelotas);

17h20 – WebFeiras (Innovatio/Rio Grande).

Com o encerramento das apresentações, às 17h30, haverá ainda uma palestra com Gabriel Martins, Diretor Comercial da SCADIAgro – empresa riograndina referência no setor. O palestrante é especialista em vendas entre plataformas empresariais, e traz em sua fala questões a respeito da sustentabilidade econômica na propriedade rural.

“É importante ressaltar a importância da inovação para o aumento da produtividade do setor produtivo e, em especial, para o setor do agronegócio, onde o país já é referência mundial, mas que novas formas de produção têm sido aportadas a fim de atender ao crescente consumo e, também, às exigências pelo cuidado ambiental”, aponta e conclui Aléssio: “a inserção de novos conhecimentos e tecnologias tem gerado importantes inovações para o setor do agronegócio, e as startups ligadas a ambientes de inovação das universidades tornam-se atores relevantes para geração destas inovações”.