Mestrado

Programa de Pós-graduação em Ambientometria inicia atividades

Curso conta com a colaboração de unidades acadêmicas da FURG e três instituições federais

Em agosto, o curso de mestrado em Ambientometria, do Programa de Pós-graduação em Ambientometria (PPGAmb), deu início à suas atividades com a aula inaugural ministrada pelo coordenador Juliano Marangoni.

Na ocasião, alguns docentes responsáveis pela criação do curso estiveram presentes, como o idealizador do projeto, Paul Kinas, Ednei Primel, o diretor de pesquisa Leandro Bugoni, a direção do Instituto de Matemática Estatística e Física (Imef), Adriana Pereira e Jorge Pimentel, além de outros docentes, técnicos e convidados. A primeira turma conta com sete alunos de diversas localidades.

O PPGAmb, que está vinculado ao Imef, visa contribuir para a formação de capital humano na área das Ciências Ambientais, com foco em Ambientometria e Modelagem Ambiental a Zonas Costeiras e Marinhas.

O programa envolve docentes do Imef, do Instituto de Oceanografia (IO), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Escola de Engenharia (EE) e Centro de Ciências Computacionais (C3), além das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e do Paraná (UFPR).

A Ambientometria visa descrever e avaliar, através de modelos matemáticos e estatísticos, a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, bem como auxiliar na compreensão do relacionamento e das interações entre os organismos e seus ambientes, dos métodos de conservação da natureza e da utilização de seus recursos.