EMPREENDEDORISMO

Gerente nacional do Sebrae visita a FURG para debater desenvolvimento

Durante o encontro, professores e gestão apresentaram a capacidade instalada da universidade

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na manhã desta quinta-feira, 18, a FURG recebeu a visita do gerente de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Renato Cabral. Na oportunidade, coordenadores da universidade com temática alinhada ao tema apresentaram a capacidade instalada da instituição, demonstrando as potencialidades e as capacidades da FURG para a promoção do desenvolvimento social por meio da inovação, da tecnologia e do fomento ao empreendedorismo.

"Cabe a mim fazer as honras da casa, e com isso, fico muito feliz com a visita de vocês, falávamos durante a abertura da Semana Global do Empreendedorismo sobre a necessidade do apoio às ações ligadas ao desenvolvimento do arranjo produtivo local; e assim, expresso a alegria de poder, em diversos projetos e segmentos, unirmos forças com o Sebrae, com a prefeitura e demais forças vivas da cidade e da região", expôs o reitor em exercício, Renato Duro.

Estiveram presentes na reunião, além do reitor em exercício e do gerente nacional do Sebrae: o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Eduardo Secchi; a pró-reitora de inovação e tecnologia da informação, Danúbia Espindola; o coordenador do parque científico e tecnológico da FURG (Oceantec), Artur Gibbon; o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Aléssio Almada; o coordenador de gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da FURG, Luciano Maciel; e a coordenadora do Centro de Robótica e Ciência de Dados da FURG (¡Tec), Silvia Botelho.

Representando a prefeitura municipal, se fizeram presentes o prefeito Fábio Branco e o secretário municipal de desenvolvimento, inovação e turismo; Gilberto Sequeira. Compondo a comitiva do Sebrae, também participaram do encontro o gerente regional, Ciro Vives e o gestor de projetos, Fabricio Burket.

A FURG como instrumento para o desenvolvimento da região

Após uma conversa inicial, foi exibido o vídeo institucional da FURG, que apresenta brevemente alguns indicadores da instituição, principais características e espaços da universidade. “Assistindo ao material, me lembro de uma frase de um colega professor da Faculdade de Direito, que diz que os idealizadores da FURG eram grandes empreendedores. A universidade foi criada por um grupo de pessoas que entendia que Rio Grande precisava de uma instituição de ensino superior, e eles conseguiram. Hoje, a FURG é uma jovem senhora de 52 anos, espalhada em diversos espaços do estado”, apontou Renato.

De acordo com Paulo, estar em contato com a universidade é sempre muito importante. “Para a prefeitura local e os empresários, a universidade é um privilégio que pouquíssimos lugares têm, e eu sou a prova viva disso. Trabalhei na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criei uma empresa de biotecnologia há 20 anos. Depois de algum tempo vendemos essa empresa para uma multinacional”, explicou o gerente nacional.

Em sua análise, a universidade é um importante espaço para a geração de riquezas, mas, ainda assim, essa geração de riquezas não se dá de forma espontânea, exigindo tanto da instituição quanto de órgãos adjacentes a consolidação de ações de incentivo, por meio de mecanismos e dispositivos que viabilizem a inserção de recursos financeiros para o estímulo e desenvolvimento de projetos maduros e com possibilidade de ainda mais crescimento.

“O que a gente conseguiu fazer nessa gestão foi a criação de uma nova política de inovação. Nesse momento, contamos com alguns mecanismos, incluindo a possibilidade de pagar bolsas pelo Sebrae. As bolsas de extensionismo, por exemplo, permitem a um grupo de alunos da universidade, junto com um orientador, receber uma bolsa dentro de alguma empresa”, destacou Paulo.

Gibbon, por sua vez, reforçou o comprometimento da universidade enquanto instituição local que trabalha arduamente para o desenvolvimento da cidade e da região onde se insere. “Somos moradores de Rio Grande, gostamos de Rio Grande e queremos ver o crescimento da cidade. A gente observa movimentos de desenvolvimento em outros lugares e sabemos o potencial de Rio Grande para se tornar um ambiente que se desenvolve por meio da inovação e tecnologia”, disse.

Em seguida, Secchi fez uma breve apresentação sobre as potencialidades da FURG na pesquisa, bem como seus programas e devidos indicadores relacionados à pós-graduação; Danúbia apresentou os avanços recentes empregados na área da inovação; Aléssio e Luciano fizeram um apanhado geral sobre a incubação de empresas e a transferência de tecnologia, na prática, dentro das atividades da universidade; e, por fim, Sílvia apresentou o iTec para a comitiva visitante, suas potencialidades e como o centro pode ser um espaço importante para o desenvolvimento do arranjo produtivo local.

 

Gallery

Na ocasião, grupo debateu sobre desenvolvimento do arranjo produtivo local por meio da universidade

Hiago Reisdoerfer/Secom