AO VIVO

Em mesa de abertura, lideranças de entidades representativas dão início ao Seminário Integrado da FURG

Iniciativa acontece pela primeira vez e tem a intenção de debater a vida acadêmica durante a pandemia

Durante a noite desta segunda-feira, 8, foi declarado oficialmente aberto o I Seminário Integrado da FURG – A Vida Acadêmica de Pandemia. O evento – que consistiu em uma mesa de abertura -, com a presença do Vice-reitor – e reitor em exercício -, Renato Duro; a estudante Gisleine Portugal (FURG) e as professoras Amanda Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Maria do Socorro Oliveira (Universidade Federal Rural de Pernambuco); além da advogada Maria Letícia Sampayo Pontes. A mediação do encontro foi feita pela presidente da Aprofurg, Marcia Umpierre.

A iniciativa compõe a programação da Acolhida Cidadã e Solidária, no intuito de proporcionar a reflexão acerca do cotidiano universitário na pandemia, o modelo de ensino remoto e os impactos que essa mudança estrutural proporcionou – e continua proporcionando – nas rotinas diárias de cada um. A mesa de abertura foi transmitida, ao vivo, pelo canal da FURG no Youtube, e conta com programação prevista até a próxima sexta, 12.

Durante sua fala, Renato, destacou a importância de refletir sobre as mudanças e os impactos causados pela transição das atividades da universidade ao modelo remoto, e como essa alteração mudou não apenas a rotina acadêmica de todos os envolvidos, mas também outros fatores inerentes ao cotidiano.

“Nesse momento, todos os nossos esforços e energias se somam às entidades para pensar sobre o que estamos vivendo desde março de 2020, quando fomos atravessados por um movimento inimaginável, o de transformar nossas atividades, tradicionalmente realizadas no formato presencial, para o modelo remoto. Fomos desafiados, também, a mudar nossas formas de relacionamento, adotarmos práticas de distanciamento e repensar o nosso modo de viver”, declarou o reitor em exercício.

Segundo Renato, a FURG, assim como as demais instituições federais de ensino superior, assumiu o compromisso de resguardar as vidas de técnicos-administrativos em educação, docentes, estudantes e trabalhadores terceirizados, com a adoção do formato remoto de atividades administrativas e educacionais. “Esse modelo, chamado de modelo emergencial, trouxe uma série de desafios, e com eles, muitas mudanças e adaptações. Sendo assim, resolvemos, junto com as entidades representativas, realizar um momento para refletir sobre os efeitos que o período pandêmico causou nas nossas vidas”, explicou.

Segundo dia

Neste segundo dia da programação, 9 de novembro, dois temas específicos estão sendo analisados.

Pela manhã, foi discutido Ensino e Aprendizagem, quando foi apresentado o contexto do ensino remoto e suas implicações nas atividades educacionais na esfera acadêmica. Também foram debatidas a relação entre a tecnologia e a educação e as condições relativas ao trabalho educativo no período da pandemia e suas implicações para o ensinar e o aprender.

Às 14h, será debatido o tema Saúde mental e física, que promoverá um diálogo sobre os desafios enfrentados pela comunidade acadêmica no período.

O I Seminário Integrado da FURG, organizado pela gestão administrativa da universidade, Aprofurg, Aptafurg, APG  e DCE, vai até o dia 12 de novembro.