MPU

Com o tema “Entre memórias e reinvenções: resistências que transformam”, FURG dá início à 20ª edição da Mostra da Produção Universitária

Evento segue até sexta-feira, em formato virtual

Teve início na manhã desta quarta-feira, 24, a 20ª Mostra da Produção Universitária (MPU). A solenidade de abertura, transmitida pelo canal do Youtube da FURG, contou com a presença do reitor, Danilo Giroldo, do vice-reitor, Renato Dias, do diretor de Extensão e coordenador da comissão organizadora da MPU, André Lemes, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, da professora homenageada desta edição, Rita Patta Rache e também dos 13 homenageados/as, que foram indicados pelas unidades acadêmicas como extensionistas destaques.

Ainda sob efeito da pandemia da Covid-19 e exaltando a importância da ciência e da extensão para a sociedade, a Mostra tem pelo segundo ano consecutivo um evento integralmente virtual, com as atividades que compõem o formato original adaptadas à realidade de distanciamento controlado.

Organizada em parceria pelas pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Cultura, a MPU tem como lema “Diferentes aprendizados, múltiplos saberes” e, nesta edição, destaca a extensão com o tema “Entre Memórias e Reinvenções: resistências que transformam”. Mais de 2 mil pessoas estão inscritas para participar da extensa e variada programação. O evento recebeu a inscrição de 549 ouvintes, 1.489 trabalhos e 16 oficinas.

Solenidade de Abertura

André Lemes iniciou sua fala agradecendo a todos os envolvidos na comissão organizadora, o tempo de trabalho, energia e dedicação. “A Mostra da Produção Universitária é o maior evento de integração do conhecimento acadêmico produzido na nossa instituição”. Lemes destacou ainda a alegria da área da extensão universitária – que coordena esta edição - de estar à frente desse momento emblemático que é a 20ª MPU. “Essa edição já nasce grande, pois neste momento de pandemia termos este número de trabalhos inscritos e aprovados, é uma vitória para a produção acadêmica, da universidade e da educação pública. Mesmo com toda a adversidade que enfrentamos, a FURG demostra mais uma vez que as suas atividades estão a pleno vapor; que os projetos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e de inovação tecnológica estão em andamento, nas mais diversas áreas do conhecimento. Apesar da desvalorização da ciência e da universidade pública, a FURG resiste a esse momento, transformando seu próprio fazer e o da sociedade na qual está inserida”.

O diretor de Extensão ressaltou ainda o trabalho conjunto da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) através do CGTI e da Secretaria de Educação a Distância (Sead), que viabilizaram a integração de todos os eventos da MPU ao ambiente AVA FURG.

Já o pró-reitor da Extensão e Cultura, Daniel Prado, mencionou a alegria e satisfação desse momento e reafirmou que a MPU é o maior evento de congregação da universidade. “Apesar do contexto adverso e de desvalorização, as universidades se posicionaram corretamente politicamente na defesa da vida e da saúde. E muitos dos trabalhos que serão apresentados abordam essa crise sanitária que vivemos”. Daniel aproveitou para enaltecer o tema desta edição, “o tema escolhido diz muito sobre aquilo que acreditamos, o tipo de sociedade e universidade que defendemos. Quando trazemos as palavras 'memórias' e 'reinvenções', queremos dialogar com a comunidade acadêmica e externa e mostrar que consideramos os passos que foram dados até aqui e que vêm transformando a universidade ao longo desses 52 anos e dos 20 anos de MPU. O tema deste ano retrata a universidade que somos, que olha para seu entorno, que é fortemente extensionista e multicampi. A FURG dialoga com a comunidade e está atenta aos seus anseios”.

Emocionado por estar, pela primeira vez, na condição de reitor realizando a abertura da MPU, Danilo Giroldo começou sua fala agradecendo a presença e o envolvimento de todos na realização do evento. Mencionou que a FURG é uma universidade com perfil extensionista e que a Mostra é construída efetivamente por todos os segmentos e, assim, se caracteriza como um evento coletivo e grandioso. “Ainda que muito desafiador, é de extrema importância realizarmos eventos de forma remota, pois demonstra que estamos ativos e conscientes do nosso papel social, a partir da nossa capacidade instalada, seja física ou de pessoas, da formação – missão primeira desta universidade na qual todos os servidores precisam estar comprometidos, assim como a produção e a socialização do conhecimento. Portanto, esse evento é também uma forma de dizermos que estamos firmes, produzindo e defendendo o papel da universidade em que acreditamos”.

Sobre o tema desta edição, Giroldo disse ser “extremamente assertivo, pois a universidade tem na memória as inúmeras crises pelas quais já vivenciou e vive uma profunda agora, mas nós nos reinventamos e temos a transformação social e da realidade como princípio de atuação. Nós escolhemos essa carreira e este lugar, e é deste lugar que se promove a transformação da realidade. Assim, o tema da MPU é adequado para a conjuntura que se vive e para reafirmar nosso papel enquanto universidade pública”.

“A MPU é o espaço em que podemos manifestar nosso orgulho de fazer parte dessa universidade, pois a FURG é uma instituição que produz muito e com qualidade”, finalizou o reitor.

Homenagens

Celebrar 20 anos de um evento é um marco especial. E a pedido da comissão organizadora da 20ª MPU, as unidades acadêmicas da FURG foram convidadas a indicar um (a) servidor (a) com papel de destaque no quesito extensão para receber uma homenagem. E assim, na solenidade de abertura os 13 homenageados foram citados e receberam o reconhecimento e os aplausos dos presentes. São eles, Cláudio Renato Rodrigues Dias (EE), Maria da Graça Zepka Baugarten (IO), Carla Amorim Neves Gonçalves (ICB), Marília Nunes Dall'Asta (Imef), Aída Luz Bortheiry Meirelles (Famed), Vânia Alves Martins Chaigar (IE), Denise Maria Maciel Leão (ICHI), Mairim Linck Piva (ILA), Glauber Acunha Gonçalves (C3), César Francisco Silva da Costa (EEnf), Jorge Alberto Vieira Costa (EQA), Wagner Silveira Feloniuk (Fadir) e Tiaraju Alves Freitas (Iceac).

Desde 2005, a MPU destaca, em rodízio, as áreas do ensino, pesquisa e extensão para homenagear o trabalho de professores (as) e técnicos (as) administrativos reconhecidos (as) pela dedicação a essas atividades. Este ano a homenagem foi para a extensão e teve como destaque a professora Rita Patta Rache.

A professora fez a leitura da placa entregue pelo Gabinete da Reitoria e pela comissão organizadora e ressaltou a emoção e gratidão pelo reconhecimento. “Manifesto minha alegria, surpresa e agradecimento por essa homenagem ao reitor, vice-reitor e a todos os pró-reitores. Agradeço muito sinceramente a parceira de trabalho e o reconhecimento. É uma honra ser homenageada em uma Mostra que tem esse tema e está em sua vigésima edição. E especialmente em que há colegas que também estão sendo homenageados. Parabéns a cada um de vocês, pessoas com as quais já trabalhei em outros momentos e que fazem a extensão na universidade e também às unidades acadêmicas e ao meu Instituto de Letras e Artes por ser uma unidade que faz muita extensão e é reconhecida por isso. Então, em nome da diretora do ILA, professora Elaine Nogueira, parabenizo todos os meus colegas por esse fazer extensionista”.

A homenageada citou o nome de todos que passaram por sua trajetória de formação e profissional, como uma demonstração do reconhecimento da contribuição de cada um. “Meus agradecimentos se estendem a todas as pessoas da FURG que estão ligadas às minhas experiências e também de períodos anteriores, que fazem parte da minha história de vida, que me afetaram e têm relação direta com esse momento e a quem eu dedico essa homenagem”.

Palestra de abertura

Após a fala das autoridades universitárias e da professora homenageada, teve início a palestra de abertura da 20 ª Mostra da Produção Universitária, “A inserção da extensão nos currículos: desafios e perspectivas”, com a professora e pró-reitora de Extensão, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A atividade foi mediada pelo pró-reitor de Extensão da FURG, Daniel Prado.

A professora Maria Santana manifestou no começo de sua apresentação a importância dessa interação entre as universidades, principalmente neste momento em que as instituições de ensino superior "estão sofrendo constantes ataques e desvalorização". E também reforçou a relevância de colocar em prática o tripé ensino, pesquisa e extensão, em um ambiente indissociável e feito por todos os segmentos da universidade. “O sentido da universidade é produzir conhecimento, mas também realizar a interlocução com os diversos setores da sociedade. Assim, é importante que se reafirme nossa relevância enquanto instituição pública, mas também como instituição de ensino superior, que tem saberes e fazeres, pois temos um papel muito importante na sociedade e através dessa interlocução – representada pelas ações extensionistas - será possível fazer a defesa da universidade pública”.

Participaram também da abertura do evento os pró-reitores Daiane Gautério (Prae), Lúcia Anello (Progep), Rafael Rocha (Proinfra) e Diego da Rosa (Proplad).

 

 

Gallery

Abertura da 20ª MPU contou com a presença da professora homenageada e também dos demais servidores destacados pelas unidades acadêmicas.