AUTOAVALIAÇÃO

Avaliação Docente pelo Discente 2023/2 é prorrogada até o dia 17 de dezembro; participe

Objetivo é contribuir para a melhoria do ensino na universidade

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG comunica a prorrogação do processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) 2023/2 da FURG, com prazo final para o próximo domingo, 17 de dezembro. Todas as disciplinas semestrais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD, do 2º semestre letivo de 2023 e as disciplinas anuais são avaliadas no período.

A ADD é realizada pela universidade há mais de 20 anos. O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino na FURG, por meio da análise por parte dos discentes de aspectos positivos e a melhorar do desempenho docente. O único requisito para participar é estar matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da universidade, presencial ou EaD; basta acessar o Sistemas FURG, entrar na aba “Avaliação do Docente/Turmas” e depois clicar em “Avaliar”.

A iniciativa consiste em um formulário online de perguntas e respostas, no qual os dados de preenchimento são computados e enviados para compor o relatório gerencial de cada curso. Posteriormente, estes são enviados às coordenações. Além das questões objetivas, o questionário abre espaço para sugestões e comentários, de preenchimento opcional. É importante ressaltar que a identidade dos estudantes não é divulgada, sendo um processo anônimo.

Ao final do ano letivo, os resultados serão disponibilizados no menu “Avaliação do Docente/Turmas – Resultados”. O estudante terá acesso à informação de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso e na Unidade Acadêmica do seu curso.

Criada no ano 2000, a ADD foi aplicada pela primeira vez dois anos depois, e desde então vem sendo realizada anualmente, à exceção do primeiro ano da pandemia de Covid-19 (2020). O objetivo é instrumentalizar as coordenações de cursos, as direções das Unidades Acadêmicas e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) no sentido de criar mecanismos que venham contribuir para a melhoria na relação docente-estudante e na práxis do ensino-aprendizagem.