AÇÕES AFIRMATIVAS

Inscrições para o Fórum Miradas abrem nesta quinta-feira, 20

Evento de conscientização do espectro autista acontece em maio, no Cidec-Sul

A comissão organizadora do Miradas - Fórum de Conscientização do Espectro Autista comunica que abrem nesta quinta-feira, 20, as inscrições para o evento. Para inscrever-se em um dos cinco eixos propostos, basta clicar aqui. Também haverá vagas para voluntariado e apresentações de pôsteres. 

O Miradas acontecerá no Cidec-Sul nos dias 10 e 11 de maio de 2023 e contará com relatos de estudantes autistas, conversas com representantes institucionais, exposição de trabalhos e projetos acadêmicos e salas de discussão por cinco eixos temáticos. Entre os temas a serem debatidos estão capacitismo, saúde e abordagens terapêuticas, educação inclusiva, legislação e políticas públicas, formação profissional e oportunidades, linguagem e comunicação.

Segundo a organização, o evento é um convite a sentir e perceber os muitos significados, sentidos, formas e presenças de ser uma pessoa autista. Os movimentos de encontro buscam colocar pensamentos, histórias e existências em evidência, para assim reconhecer e traçar possibilidades múltiplas de ação, de coletivo, de afetividade, de acolhimento, de compreensão, de luta, de resistência e de fortalecimento de políticas públicas efetivas que transformem o cotidiano de pessoas autistas de todas as idades e de suas famílias. 

Espaço de acolhimento

O Fórum contará com um espaço de acolhimento, atenção e cuidado às crianças e adolescentes autistas para que suas famílias possam participar das conversas e debates durante o evento. Este espaço foi pensado e construído de forma colaborativa com diversos profissionais, clínicas e voluntários do município do Rio Grande. Os interessados deverão, no ato da inscrição, marcar a necessidade desse atendimento que será disponibilizado no turno da abertura do Fórum, dia 10 (quarta à noite) e no dia 11 (quinta pela manhã), de acordo com capacidade da sala e a ordem das inscrições. 

Público-alvo

O público-alvo do Miradas é a comunidade interna e externa: estudantes, professores, famílias, profissionais das diversas áreas e demais interessados em ouvir, dialogar e desenvolver outras miradas sobre o transtorno do espectro autista. Os interessados poderão se inscrever no período de 20 de abril a 3 de maio, escolhendo qual eixo temático do Fórum pretendem participar.

Exposições e banner

Durante o evento haverá um espaço permanente de exposição dos programas institucionais que promovem a inclusão na FURG e de projetos de ensino, pesquisa e extensão que trabalham com a temática do autismo. A comunidade acadêmica interessada em expor seus trabalhos no formato de pôster deverá indicar essa modalidade de participação no ato da inscrição.

Serão aceitos trabalhos resultantes de ações e projetos de pesquisa, ensino ou extensão com a temática do transtorno do espectro autista e/ou da neurodiversidade.

A inscrição do trabalho deverá ser feita mediante submissão de um resumo de apresentação da ação ou projeto, cujo texto deve conter, pelo menos: título, autores, objetivos, referencial teórico-metodológico e resultados (finais ou parciais). A extensão máxima do resumo deve ser de 250 palavras.

É de responsabilidade do proponente produzir o pôster, preferencialmente na forma de banner 90 x 120cm, para expor no evento.

Voluntariado


Estudantes dos cursos de graduação da FURG poderão se inscrever para atuar como voluntários durante todo o evento, mas especialmente para auxiliar no espaço de acolhimento das crianças e adolescentes autistas.

Todas as inscrições ocorrem de 20 de abril a 3 de maio de 2023. Esclarecimentos de dúvidas e demais informações sobre o Miradas poderão ser obtidas através do e-mail agendasocial@furg.br.

Programação - Eixos

Eixo 1 - Saúde e abordagens terapêuticas
Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) vivenciam uma trajetória de desenvolvimento em áreas como cognição social, comunicação, padrões de interesses e comportamentos. O diagnóstico do TEA deve ocorrer na infância e, por isso, a Atenção Primária à Saúde ocupa um lugar importante no cuidado a essas pessoas. O diagnóstico é essencialmente clínico, e é realizado a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos de desenvolvimento infantil. O eixo Saúde e Abordagens Terapêuticas tem como objetivo ampliar e discutir as temáticas que perpassam as questões do direito à saúde e aos atendimentos terapêuticos visando promover o conhecimento sobre essa condição, a realidade enfrentada pelas famílias e discutir iniciativas direcionadas para o público TEA.

Eixo 2 - Educação inclusiva, linguagens e comunicação
O objetivo desse eixo é abordar temáticas que ampliem as discussões referentes às diretrizes da educação inclusiva que visam uma educação para todos e todas, preconizando a garantia plena de aprendizagem e o total acesso a todas crianças, adolescentes, jovens e adultos à educação, independente de sua deficiência, condição socioeconômica, gênero, etnia e cultura. No âmbito das linguagens e comunicação, propõe-se trazer para o debate questões acerca da comunicação aumentativa e alternativa, tecnologia assistiva, entre outras formas de acessibilidade que perpassam a linguagem no contexto educacional. Além disso, busca-se proporcionar um maior entendimento do que é capacitismo e anticapacitismo, a partir de reflexões críticas a respeito da representação sócio-discursiva historicamente construída da Pessoa com Deficiência, como isso contribui na perpetuação da cultura capacitista e quais estratégias podem ser mobilizadas no seu enfrentamento.

Eixo 3 - Família e qualidade de vida
O objetivo deste eixo é debater as condições de qualidade de vida da família de uma pessoa com transtorno do espectro autista. Observar a qualidade de vida das famílias de crianças com TEA é de fundamental importância, uma vez que, diante do diagnóstico, o impacto gerado frente ao desconhecimento do que seria o transtorno e de quais as possibilidades terapêuticas necessárias desencadeia um processo doloroso de estresse e de adaptações. As necessidades dessa criança ou adolescente passam a ser imprescindíveis para o seu desenvolvimento social e cognitivo, e as mudanças na rotina familiar passam a ser muitas e profundas. Mães, pais, responsáveis e cuidadores, assim como a pessoa com TEA, precisam de atenção e é indispensável que recebam acolhimento, escuta e orientação adequadas à sua realidade familiar e social.

Eixo 4 - Legislação e políticas públicas
Este eixo propõe a discussão contextualizada da atual legislação e das políticas públicas direta ou indiretamente voltadas às pessoas com TEA, oportunizando o debate e a aquisição de conhecimentos que fundamentam a compreensão acerca das políticas e legislação brasileira para as pessoas com TEA, com vistas a um posicionamento crítico frente aos desafios da realidade e um engajamento comprometido com a conscientização, proteção e defesa dos direitos dos autistas.

Eixo 5 - Formação profissional e possibilidades
O eixo busca promover uma discussão sobre a formação profissional e possibilidades a partir dessa formação, levando em consideração o capítulo VI (Do Direito ao Trabalho) da Lei 13146/2015, Estatuto da Pessoa com Deficiência/Lei Brasileira de Inclusão.

 

Cartaz

Programação