DOCUMENTÁRIO

Ação cine FURG acontece nesta quarta-feira, 28, em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

“Crip Camp: Revolução da Inclusão" será exibido às 19h, em frente ao pavilhão 4

Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência - celebrado em 21 de setembro -, a FURG através do projeto Agenda Social, exibirá nesta quarta-feira, 28, o filme “Crip Camp: Revolução da Inclusão”. A sessão de cinema será às 19h, em frente ao estacionamento do pavilhão 4. O filme será legendado e terá a atuação de intérpretes na abertura.

A atividade conta com o apoio cultural do Sesc Rio Grande, por meio da ação Cine Sesc. No local estarão disponíveis 40 lugares e também micro-ondas.

Escolha da obra

Lançado em 2020 pela Netflix, “Crip Camp: Revolução pela Inclusão” é um documentário que mostra a vida de algumas pessoas que foram fundamentais na criação da lei que garante os direitos das pessoas com deficiência nos Estados Unidos. A história se passa em um acampamento de verão para adolescentes.

A obra foi escolhida pela gestão da universidade, e para o reitor Danilo Giroldo, iniciativas em torno do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência são muito importantes para a comunidade acadêmica, por entender que a universidade é um espaço privilegiado de vivência da pluralidade e da diversidade.

O reitor afirma que a exibição de Crip Camp vem para somar a uma série de ações da FURG no sentido de promover a inclusão da pessoa com deficiência em todos os ambientes e que, para além da inclusão, o documentário é uma oportunidade única de conhecer o processo mundial de mobilização e luta por direitos civis protagonizados pelas pessoas com deficiência. “É um convite que fazemos a todos e todas, docentes, TAEs e estudantes, para ampliar sua compreensão sobre um tema tão urgente em nossa atual sociedade”, ressalta Danilo.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.