CULTURA E ARTE

Professora da FURG realiza exposição internacional na Espanha

Proposta tem como objetivo discutir a situação atual das mudanças climáticas

Photograph: Divulgação
Reitor Danilo Giroldo fez-se presente na abertura da exposição

Promovida pela fundação La Posta, o projeto “Serpiente de 2 Cabezas” organizou a estreia da exposição internacional ‘Ecologia: el mal necessari’, na cidade de Valência, Espanha, na última sexta-feira, 12. A iniciativa conta com a curadoria conjunta da artista visual e professora do curso de Artes Visuais da FURG, Janice Martins Appel; e do artista visual e produtor cultural Domingo Mestre. A proposta tem o objetivo de discutir a situação atual das mudanças climáticas, com inspiração no pensamento do líder indígena brasileiro, Ailton Krenak. Durante a montagem da exposição, fez-se presente o reitor da FURG, Danilo Giroldo, que cumpria agenda no país.

De acordo com Janice, a exposição recupera na sua programação todas as etapas do “1º Seminário Internacional de pesquisa da Paisagem Costeira na Arte Contemporânea: ética, ecologia e entorno”, realizada em 2021, cujo objetivo principal foi promover a interação, integração e transdisciplinaridade entre os cursos de artes, biologia, geografia, arquitetura, história. A obra resultou em um livro que leva o mesmo título e contém os textos dos palestrantes, bem como os trabalhos dos artistas da exposição internacional Duas Beiras/Dos Orillas (presentes no seminário).

As atividades na Espanha coincidem com o período de realização da 49ª Feira do Livro da FURG, que traz de maneira permanente a Exposição Dos Orillas. Ainda durante a feira será realizado o lançamento do livro sobre o seminário; a ação está marcada para integrar a programação do dia 22 de maio, e acontece no espaço da arena cultural.  

Duas Beiras/Dos Orillas

No dia 26 de novembro de 2021, aconteceu a abertura da Exposição Internacional Duas Beiras/Dos Orillas, na Galeria Fantastik Lab (Valência/Espanha), curada e coordenada por Janice Martins Appel e Domingo Mestre, e que também ganha a curadoria adjunta das artistas Elia Torrecilla e Cristina Ghetti para a apresentação de trabalhos realizados por artistas brasileiros e espanhóis.

Enquanto a FURG esteve com o seu programa emergencial a distância vigente, a professora Janice pôs em prática um projeto que resultou no grupo de pesquisa chamado Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros. O grupo preparou os alunos e alunas para a participação no seminário, citado anteriormente. Em Valência, a exposição pode ser visitada presencialmente, enquanto no Brasil foi transmitida pelo canal da universidade no YouTube, contando com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom). Em 2022, a exposição recebeu o apoio do Instituto Cervantes Porto Alegre e chegou ao Brasil. Posteriormente, em parceria com a Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG, Duas Beiras/Dos Orillas foi montada e aberta durante a Acolhida Cidadã no Campus Santa Vitória do Palmar. Atualmente, a exposição ocorre de forma itinerante na capital.

Serpiente de 2 Cabezas

Esta é uma colaboração entre Janice Martins Appel e Domingo Mestre. A parceria começou após uma ação no Clube Sessantanove de Valência em que ambos foram amarrados e suspensos pela artista da técnica Shibari,  Lou Entre Cuerdas, com a colaboração de Fabricio Campisi (fotografia) e Helena Harthmann (vídeo). Após o episódio, o título Serpiente de 2 Cabezas passou a ser um dos nomes usados ​​por esses dois artistas para assinar suas colaborações artísticas, principalmente as que envolvem outros artistas convidados, como é o caso de “Ecologia, el mal necessari”, que tem a colaboração do artista Law Tissot.

 

Gallery

Divulgação