ARTES VISUAIS

Exposição Duas Beiras/Dos Orillas chega ao Brasil

Mostra reúne obras de artistas brasileiros e espanhóis no Instituto Cervantes, em Porto Alegre

Photograph: Divulgação

A Exposição Internacional Duas Beiras/Dos Orillas, curada e coordenada por Janice Martins Appel e Domingo Mestre para a apresentação de trabalhos realizados por artistas brasileiros e espanhóis, desembarca no Brasil esta semana para uma temporada em Porto Alegre.

A abertura do evento acontece nesta quinta-feira, 12, no Instituto Cervantes da capital, a partir das 19h. A exposição é resultado de uma realização conjunta entre a FURG, o CNPq, a Universidade de Castilla de La Mancha, a Universidade Politécnica de Valência, a Galeria Fantastik Lab e instituições brasileiras e espanholas de ensino superior.

A programação segue na sexta, 13, com a recepção ao diretor do Instituto Cervantes Porto Alegre, José Vicente Ballester, em Pelotas. No dia seguinte, das 19h às 21h, o diretor visitará a Feira do Livro da FURG no balneário Cassino. No dia 16, às 14h, Ballester fará uma apresentação na Galeria Espaço Incomum, no Centro de Convivências da universidade.

Paralelo ao programa da mostra, acontece o Seminário sobre Arte Contemporânea e Arte Pública, que será realizado em formato híbrido no Instituto Cervantes e também na FURG.

A listagem dos trabalhos de todos os artistas participantes está disponível neste link. A exposição Duas Beiras segue no Instituto Cervantes até 12 de julho de 2022.

Exposição presencial em Valência
Em 2021, dentro do programa emergencial a distância da FURG, a professora Janice, do Instituto de Letras e Artes (ILA), pôs em prática as ações do grupo de pesquisa chamado Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros, já preparando os alunos e alunas para a participação em um seminário e, agora, com a exposição no Brasil. Em Valência, a exposição também pôde ser visitada presencialmente no semestre passado.

Cartaz